Dicas, Fiat, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Peças, Recall

Fiat anuncia recall para Fiat Uno, Novo Palio e Grand Siena por falha no airbag

Mais um recall anunciado pela Fiat envolvendo os modelos 2012, sendo Fiat Uno, Novo Palio e Grand Siena por problemas no airbag

Temos mais um recall anunciado que entra no caso “airbags mortais”. 😢 A Fiat Chrysler Automóveis – FCA – anunciou hoje (03) um recall envolvendo mais de 80 mil veículos ano/modelo 2012. São unidades do Fiat Uno, Novo Palio e Grand Siena, equipados com airbags frontais que podem lançar fragmentos metálicos contra os passageiros quando acionados.

O caso “airbags mortais” conhecido no mundo inteiro ficou relacionado a mais de 20 mortes no exterior, sendo descoberto 5 anos atrás, a partir de componentes fabricados pela japonesa Takata. O defeito é na vedação de um componente chamado insuflador. Com a falha, o airbag acaba explodindo ao ser acionado, projetando fragmentos metálicos contra os ocupantes. Não há registros de mortes no Brasil.

No comunicado, a empresa informa ter detectado a possibilidade de degradação do deflagrador do airbag devido a eventual exposição do veículo a variações elevadas de temperatura e umidade absoluta durante longos períodos. Em caso de colisão que resulte no acionamento do airbag, poderá ocorrer a ruptura de seu deflagrador devido a uma excessiva pressão interna, provocando a dispersão de fragmentos metálicos, com potencias danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo.

Confira abaixo os números de chassis dos veículos envolvidos neste recall:

– Fiat Uno: 2012
Chassis de 301621 a 397281 (produção brasileira);

– Novo Palio: 2012
Chassis de 016977 a 088434 (produção brasileira), e,
Chassis de 000074 a 006579 (produção argentina);

– Fiat Grand Siena: 2012
Chassis de 000381 a 034446 (produção brasileira).

Os proprietários dos veículos relacionados devem agendar sua visita previamente em uma concessionária Fiat a partir de segunda-feira, 06 de agosto. E o tempo de reparo é estimado em 2 (duas) horas.

Para maiores informações a empresa disponibiliza a Central de Serviços ao Cliente Fiat pelo telefone 0800 707 1000 ou seu site.

Atenção Senhores proprietários! Cheque com urgência se o seu carro foi chamado para recall. Leve-o a uma autorizada para conserto mais rápido possível. Lembrem-se que o reparo é gratuito! Essa atitude rápida pode salvar sua vida.

#AutoPeçasMolina é informação! 😉