Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo, Peças, Recall, Tecnologia, Toyota

Recall do Toyota Prius no Brasil é por defeito no chicote elétrico

O recall do híbrido Toyota Prius é por risco de incêndio. Mais informações a seguir.

A Toyota anunciou um recall que envolve o modelo híbrido Prius. São 5.547 unidades afetadas no Brasil, produzidas entre 13 outubro de 2015 e 15 maio de 2018. O motivo do chamado é um defeito no chicote elétrico que, em determinadas condições, pode sofrer atrito e iniciar um incêndio.

Segundo o comunicado da Toyota, o chicote elétrico do modelo Prius está conectado à unidade de controle de potência do sistema híbrido. O componente do sistema elétrico pode apresentar atrito contra sua capa protetora, causando desgaste no isolamento elétrico do chicote, e pode ocorrer um curto circuito que leva a um incêndio no compartimento do motor. Consequentemente, há risco de danos físicos e materiais aos ocupantes do Toyota Prius e terceiros, caso o incêndio se propague.

Para corrigir o problema, a Toyota pretende instalar uma fita protetora no chicote elétrico. O novo componente é resistente a atrito. Em caso de dano irreparável ao chicote, ele será substituído por um novo também equipado com a fita protetora.

Veja a seguir a numeração de chassi das unidades afetadas:

– Modelo Toyota Prius: fabricação entre 13/10/2015 a 15/05/2018
Código alfanumérico: JTDKB3FU*
Últimos 7 dígitos do chassi: 3000137 – 3602652

O reparo é sempre gratuito, conforme previsto em lei. E apesar do anúncio do recall, a Toyota começará com os reparos somente no dia 1º de outubro. Até lá, os proprietários são orientados a entrar em contato através da “página de recalls” no site da Toyota. O tempo de reparo pode variar entre 1 hora e meia e 6 horas.

Vídeo: Conheça mais sobre o híbrido Toyota Prius – está na hora de ter um carro híbrido no Brasil? (Via Auto Esporte)

#AutoPeçasMolina é informação! 😉