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Recall da RAM 2500 no Brasil: falha na alavanca de câmbio

A transmissão automática dos modelos RAM 2500 pode mudar de posição sozinha e fazer a picape se movimentar.

O recall anunciado do grupo FCA – Fiat Chrysler Automóveis Brasil Ltda – para os modelos RAM 2500 está sendo promovido como a “RAM que anda sozinha”! Lamentável… 😓

A FCA havia anunciado um recall, em 23 de fevereiro de 2018, envolvendo a picape Dodge Ram 2500 por conta de falha no câmbio automático. Foram
3.527 unidades produzidas envolvidas, de ano/modelo 2010, 2012, 2014, 2016, 2017 e 2018. Naquela data a FCA alertou os motoristas, mas ainda não tinha encontrado uma solução para a ‘Ram que anda sozinha’.

Nesta última sexta-feira, 16, houve um reforço no chamado de segurança. Trata-se de uma continuidade à campanha de recall que teve início lá em fevereiro, deste ano.

Neste novo comunicado inclui 344 exemplares dos anos/modelo 2017 e 2018, que deverão comparecer à rede de concessionárias para a substituição do conjunto da trava da alavanca de câmbio do veículo. Os agendamentos começaram ontem, 19 de março, para atualização do software, inspeção e substituição do conjunto da trava da alavanca de câmbio da picape (se necessário).

Conforme o divulgado da empresa, a movimentação inadvertida da alavanca de transmissão – que pode acontecer sem a presença da chave na ignição ou pé no freio – pode causar deslocamento inesperado, colisão e eventuais danos físicos e materiais aos motoristas, passageiros e terceiros. Os modelos envolvidos na campanha têm numeração de chassis (não sequenciais, últimos seis dígitos) de 509705 a 586430.

O reparo dura cerca de 1 (uma) hora. Para maiores informações e consulta dos chassis envolvidos, os proprietários devem contatar a empresa pelo telefone 0800 702 7150 ou pelo site da RAM.

Nota importante: as outras 3.183 unidades produzidas entre 2010 e 2016 ainda aguardam uma posição da FCA. Até o presente momento a FCA não encontrou uma solução definitiva para cada um dos anos/modelos envolvidos. À medida que a solução estiver disponível, os proprietários dos veículos serão convocados, mediante o envio de carta para agendarem o reparo em uma das concessionárias.

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉