Geral, Indústria Automobilística

Range Rover comemora 45 anos em grande estilo: atravessando uma ponte de papel!

A estrutura da ponte de papel não continha parafusos e nenhum tipo de cola para ajudar na sustentação da travessia da SUV. Confiram!

 
Sim, quer dizer, não! Não escrevemos o título errado não! É um pouco estranho e absurdo de se acreditar, mas na boa, aconteceu sim! Imaginem uma caranga, bem grande e luxuosa, atravessando uma ponte de cinco metros inteiramente produzida de papel, sem nenhuma cola ou parafuso como fixação? Ver um carro com mais de 2 toneladas a passar sobre uma ponte de papel? Imaginaram?! É louco!

SUV utiliza sistemas tecnológicos para cruzar estrutura. (Foto divulgação)
SUV utiliza sistemas tecnológicos para cruzar estrutura. (Foto divulgação)

Agora, estranho mesmo foi a ação promovida pela Land Rover para comemorar os 45 anos de seu luxuoso Range Rover, uma ação um tanto inusitada, um pouco suicida, mas cheio de inovação tecnológica para juntar a mais um feito incrível na história da empresa Land Rover. Afinal, a maioria dos Range Rovers podem não tirar as rodas do asfalto, mas a sua tradição como veículos de luxo capazes de ultrapassar todo o tipo de terrenos difíceis é algo que está nos seus genes. 😉

Hoje em dia, possuir um carro do segmento SUV está na moda, certo?!! Em 1970 esse mercado sequer existia! Saibam que a Land Rover apresentou o Range Rover, sendo o primeiro utilitário esportivo a chegar ao mercado. Desde então, se tornou referência em sofisticação, mas também em tecnologia. E foi justamente essa característica que a marca decidiu explorar no aniversário de 45 anos. O feito inovador da Land Rover tinha um objetivo muito claro: além de celebrar os 45 anos do Range Rover, era para demonstrar também uma série de inovações presentes no modelo. Uma delas é a nova geração do sistema Terrain Response 2, que adapta automaticamente todas as configurações de tração, aceleração e suspensão de acordo com o tipo de terreno, com ou sem a ação do motorista.

Agora, falando um pouco sobre a incrível ponte de papel…

Esta belezura de papel foi feita à mão e demorou três dias para ser concluída. Foi produzida na cidade de Suzhou,localizada a cerca de 100 quilômetros de Xangai, na China, e confeccionada em papel fornecido pela fabricante britânica James Crooper PLC. O local, famoso por suas pontes, é conhecido como a “Veneza do Oriente”. Foi confiado ao instrutor chefe do Land Rover Experience, Chris Zhou, a tarefa de fazer com que um Range Rover atravessasse a ponte e papel de forma a preservar o delicado tecido de sua estrutura. Para isso, o modelo conta com uma série de características inovadoras que se combinam para proporcionar inigualável capacidade em todos os tipos de terreno.

Além da mais nova geração do sistema Terrain Response 2, conforme dito acima, o carro conta ainda com o sistema All-Terrain Progress Control – ATPC – que permite ao motorista se concentrar exclusivamente na direção do veículo, enquanto monitora toda a velocidade e aceleração, além de adaptar o modelo para trafegar em determinado tipo de piso automaticamente. Sem precisar ao menos efetuar nenhum comando de pedal, o motorista pode usufruir de uma tecnologia que melhora a capacidade para o tráfego. Pioneira do gênero na indústria, a tecnologia ajuda os motoristas a trafegar em qualquer tipo de piso, mesmo em terrenos como grama molhada, uma das mais difíceis condições off road até para os mais experientes motoristas.

O Range Rover costuma ditar as inovações do segmento que inaugurou. Em 1989, foi o primeiro SUV a ser equipado com freios ABS. Em 1992, o modelo estreou itens como controle eletrônico de tração e suspensão pneumática na
categoria. Já em 2012, na atual geração, se tornou o primeiro utilitário esportivo com a carroceria inteiramente
produzida em alumínio.

Para o artista e designer Steve Messam, responsável pela construção da ponte de papel, “nós já vimos estruturas de papel construídas para suportar o peso de pessoas. Mas uma capaz de suportar o peso de um SUV de grande porte nunca foi construída antes. Por isso mesmo, assim como sempre ocorreu com o Range Rover, essa ação está levando além os limites de engenharia. A facilidade e a capacidade que o modelo demonstrou em transpor esse arco de papel foi realmente muito empolgante”.

A Range Rover é um carro que une a capacidade dos veículos de trabalho rural (conforme seu início, na época de 1970) com o luxo e sofisticação até então exclusivo dos sedãs e esportivos.

É um SUV potente mesmo!! Confiram o vídeo:

 

 

#AutoPeçasMolinaéInovação 😉