Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Quando é a hora de trocar as pastilhas de freios do seu carro?

Pastilha de freio Pastilha de freio

O cuidado com os freios do seu veículo é de suma importância para a sua segurança.

 

 
Qualquer barulho no carro, irrita muitos de nós motoristas, certo? E todo barulho diferente que ocorre em seu veículo, pode ser um sinal de desgaste em uma peça. Por isso, a importância de ficar sempre atento! E com a pastilha de freio, não é diferente. Ela “avisa” quando é hora de trocá-la. Isso ocorre porque as pastilhas tem um indicador de desgaste, uma pecinha metálica que, quando a pastilha estiver muito baixa, vai esbarrar no disco de freio e produzir aquele famoso chiado.

 

Não queremos ser dramáticos, mas já se imaginou em uma situação em que precisa usar o freio do carro e ele falha? Certamente ninguém deseja passar por isso! Presente em duas ou quatro rodas, dependendo do veículo, as pastilhas estão na ponta do sistema de freio e são as principais responsáveis por seu carro parar com segurança. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados para preservar este item tão importante em seu veículo.

 

O desgaste nas pastilhas de freio pode causar riscos aos motoristas e passageiros ao dificultar a frenagem.
O desgaste nas pastilhas de freio pode causar riscos aos motoristas e passageiros ao dificultar a frenagem.

O sistema de frenagem é dividido entre dianteiro e traseiro – ambos são acionados através de pressão de óleo. Alguns modelos possuem sistema antitravamento chamado de ABS, enquanto outros possuem controle equalizado de pressão. Basicamente, a função do freio tem por objetivo executar uma frenagem segura parando o veículo no espaço mais curto possível. Os dianteiros são compostos por um disco e duas pastilhas em cada roda. O disco gira junto com a roda, enquanto as pastilhas ficam fixas no sistema. Ao pisar no pedal para parar, as pastilhas “mordem” os discos impedindo que eles girem e, consequentemente, impedindo que as rodas girem também.

 

 

 

 

Confira aqui alguns cuidados que você deve ter com os freios de seu carro:

 

– Ruídos ao frear são sintomas de desgaste das pastilhas e dos discos. Se ouvir este tipo de barulho, leve o carro ao seu mecânico para verificar o nível de desgaste.

 

– Outro sinal de que existe algo errado é quando, ao pressionar o pedal de freio, você sente ele trepidar na sola de seu sapato. Este é um sintoma de que seus discos possam estar empenados.

 

– Quando a luz do freio ascender no painel, não vá ao posto de combustíveis completar o óleo de freio! Nível baixo pode ter dois significados: ou o sistema está com algum vazamento ou está na hora de substituir as pastilhas. Se você fizer isso, o óleo irá mascarar o problema.

 

– Quando for descer a serra procure ir sempre com o carro engrenado. Desta maneia você irá aliviar o sistema de frenagem. Geralmente os empenamentos dos discos ocorrem quando o motorista usa o freio em excesso, o que causa um superaquecimento dos discos. Qualquer fio de água que encontre na estrada nesta situação pode causar um choque térmico, ocasionado o empenamento.

 

– Substitua o óleo de freio a cada 20 mil quilômetros. Este procedimento prolongará a vida útil do sistema.

 

– Você deve revisar o sistema a cada 10 mil km. Não economize nem protele a manutenção do sistema de freios. Seus amigos e familiares agradecem!
Seguindo estes cuidados é improvável que você fique sem freios. Se acontecer, porém, segure o carro através da redução de marchas e puxe o freio de estacionamento com suavidade, mantendo o botão apertado.