Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Peças, Tecnologia

Qual será o futuro do carro? Confira as tendências da indústria automotiva

Confira as tendências que vão e estão impactando a indústria automotiva

Quem diria hein que o mundo digital e a inovação tomaria conta das nossas vidas e até mesmo da indústria automotiva! Pois lá atrás, quando Karl Benz lançou o primeiro automóvel em 1886 e então Henry Ford instaurou a produção mundial em massa, jamais, nunca em sã consciência, eles imaginariam que a indústria automotiva e as grandes montadoras teriam desafios atrás de desafios para se consolidarem com seus milhares de modelos de carros, nesse mundo louco por inovação.

Carros com motores elétricos? Carros com conectividade? Veículos sem motorista? Motores a combustão? Onde iremos parar? Aliás, onde a indústria automotiva quer realmente chegar? Será que o mercado automotivo sabe qual é o seu real futuro? Qual será o futuro do carro?

O que sabemos, por unanimidade é que a presença do mundo digital nos carros será cada vez maior, com tantas e tantas ideias inovadoras que as mídias já nos mostram. Afinal, hoje em dia os elementos-chave da indústria automotiva atual envolvem muito mais do que porcas e parafusos. Hoje, os eletrônicos estão fortemente integrados às peças que compõem os sistemas de motor, transmissão, chassis e freios de um veículo, criando um componente ainda mais complexo. As inovações se firmam nas diversas maneiras que as capacidades de alta tecnologia podem ser integradas às peças tradicionais e aos processos de produção. Preocupações com a segurança, questões ambientais, e demandas dos consumidores por mais velocidade e conforto são alguns dos fatores que têm impulsionado os avanços na indústria automobilística.

E assim a vida segue. Estas transformações e mudanças estão relacionadas com as tendências de mercado. E como a tendência afeta o mercado? A partir do momento em que ocorre uma mudança no mercado e que isso começa a ser uma prática e um hábito para um número significativo de pessoas, pode ser que isso seja ou se torne uma tendência. Tendência é algo durável e sequencial e está diretamente ligada às mudanças em qualquer área: alimentação, esportes, consumo de produtos e serviços, no comportamento das pessoas; onde afeta também a indústria automotiva! Elementar meus caros!

Bom, independente do que acontece no Brasil e no mundo, a verdade é que existem dezenas de tendências que se desenvolvem neste instante na indústria automotiva. Porém, algumas delas são mais pontuais, gerando maior impacto em alguns setores da indústria. Segundo estudos como da consultoria KPMG e da consultoria Accenture, dizem que: “fabricantes de carros e empresas de tecnologia trabalharão juntas”, e que “a produção de carros está se tornando um jogo de serviço digital”. Portanto, falaremos destas “tendências automotivas” a seguir:

  • Mobilidade compartilhada: Uma economia compartilhada ganhou mais adeptos nos últimos anos, em especial ao público jovem. A proteção ao planeta tornou-se um lema e um dos temas mais falados. E neste assunto, é natural que as pessoas citem os veículos que usam combustíveis fósseis como um dos principais causadores dos problemas ambientais que impactam nossa vida. Já sabemos o resultado, não é mesmo: é bom se acostumar com caronas e carros compartilhados, pois o mais importante é usar e não ter!

 

  • Combustíveis alternativos: Seguindo a linha da sustentabilidade, se o problema é o excesso de carros, no geral com poucos ocupantes, queimando combustíveis fósseis, temos duas alternativas: a primeira falamos acima – a mobilidade compartilhada; e a segunda seria o tipo de propulsor do veículo, como combustíveis como o gás natural, etanol e biodiesel, que devem seguir como mais uma das tendências para este mercado.

 

  • Novas formas de comércio: A “internet das coisas” é uma fronteira sem fim! O comércio de veículos tende a se potencializar cada vez mais no mundo, e aos poucos começa a impactar no Brasil. As vendas através de canais digitais, como uma forma de “self-service automotivo”, entregas à domicílio, boutiques de marcas, são tendências que prometem melhorar as experiências de consumidores em adquirir veículos.

 

  • Peso dos automóveis: Praticamente uma “dieta” no peso dos carros! A redução de peso permite usar menos combustível e de quebra, emitir menos gases estufa, ou seja, voltamos à sustentabilidade, e impacta diretamente no meio-ambiente. O aumento de economia de combustível e a redução do peso dos carros, gera menor esforço para mover o veículo. Especialistas do mercado automotivo apontam, que na próxima década, veremos um grande aumento no uso de materiais como alumínio, aço de alta resistência e plástico reforçado com fibra de carbono. Com novos metais e peças cada vez mais leves tornam os carros mais eficientes.

 

  • Conectividade: Repetimos que a “internet das coisas” é mesmo uma fronteira sem fim! Objetos conectados geram um fluxo de dados inédito que permite ganhos de conveniência e eficiência que até ontem eram impensáveis! Os carros conectados são uma tendência disruptiva que promete sacudir de uma vez por todas a indústria automotiva. As tecnologias conhecidas como V2V (Vehicle to Vehicle) e V2X (Vehicle to Everything) prometem estender a conexão do carro um passo além do mero smartphone. As tendências como os carros que identificam objetos e avisam o motorista, que entram em contato sozinhos com o serviço de emergência em caso de acidentes, ou ainda com opções de entretenimento digital na web, vão sacudir ainda mais os aficionados por tecnologia, principalmente sendo amantes de carros.

 

  • Motor – uma inovação sem fim: Nas cidades, a utilização do automóvel individual é um fatores que mais agravam os índices de poluição atmosférica. Esperamos que a regulação de poluição e eficiência continue ficando cada vez mais rígida no mundo todo, tanto no nível local, nacional, e em nível internacional também. Para as montadoras, exigirá uma inovação constante para diminuir e melhorar os motores, com vários tipos de modelos híbridos. Para os especialistas, daqui uns 10 anos, os veículos elétricos responderão por 1 em cada 4 carros vendidos, o que ainda deixaria os veículos convencionais com uma parcela de mercado de 75%. Essa ‘específica mudança’, só o tempo e o bolso para nos ajudar! Aguardemos!

 

  • Carros autônomos: Ah, essa é a tendência encabeçada por gigantes da tecnologia, como Google e Uber, que prometem inserir de vez no mercado os carros autônomos que podem nos levar de um ponto a outro, sem que precisemos nos preocupar com a direção. Alguns lançamentos já foram testados em 2016 e, vale lembrar que, apesar de sua cota de acidentes, os carros autônomos são considerados muito mais seguros do que os conduzidos por humanos. Essa inovação, essa tendência, esse caminho, essa loucura, podem chamar do que quiserem, é o paradigma totalmente novo para os transportes e para a experiência de ter e pilotar um veículo, de uma vez por todas!

 

E aí, curtiram o artigo?! E para você, qual a tendência que mais vai impactar o mercado e a indústria automotiva? 

 

#AutoPeçasMolina é informação!