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Quais as principais causas de desgaste irregular do pneu?

Conheça as causas mais comuns de desgaste irregular nos pneus; saiba como se prevenir e evitar danos

Sem pneus é impossível um veículo colocar-se me movimento. Óbvio não? Mas é aí que percebemos nossa falta de importância aos pneus. E outra: muitos motoristas trocam os pneus por marcas que não conhecem, não pesquisam sua durabilidade, material, o que pode levar a riscos maiores à segurança, com danos são só ao próprio veículo, mas também aos ocupantes. Por isso, é importante manter a atenção à validade e os cuidados do dia a dia, como a calibragem, o alinhamento, o balanceamento e o rodízio, quando indicado.

Os pneus são vitais para o funcionamento de qualquer tipo de veículo, por serem as únicas partes que ficam em permanente contato com o solo. São eles que possibilitam a perfeita rodagem, garantindo estabilidade, uniformidade na direção e conforto para os ocupantes a bordo. Sendo assim, um eventual desgaste de pneus deve receber do motorista máxima atenção, por se tratar de itens que influem diretamente na performance do carro como um todo.

E vamos combinar que, o gasto com pneus é sempre considerado elevado. Isso nos deixa muito chateados! 😥 Assim como os cuidados com a mecânica do veículo, os pneus também exigem certos cuidados para conseguir manter sua vida útil.

Diversos são os fatores que influenciam e aceleram o processo de desgaste dos pneus, entre os quais podem ser elencados ângulos de suspensão incorretos, vícios de direção, a má conservação do asfalto em alguns locais, alinhamento mal feito, ou mesmo pneus não indicados pelo fabricante. Convém ficar atento a essa conjuntura de possíveis causas, para evitar a troca prematura dos pneus.

Devido ao seu formato arredondado, os pneus têm como características superfícies externa e interna ao veículo, além da banda de rodagem, a parte que fica em contato com o solo. Por consequência, eles podem apresentar desgaste em sua área central, em apenas um dos lados ou em ambos. Listamos abaixo, algumas das causas que levam a pneus desgastados, que vão desde problemas mecânicos à hábitos ruins de direção. Vejam:

– Desalinhamento da direção: quando as rodas não estão paralelas umas às outras, e quando não estão perpendiculares ao chão, considera-se que a direção está desalinhada, o que causa o desgaste irregular nos pneus. Dificulta demais a direção, principalmente quando o motorista notar que o carro “puxa” muito para um lado ou outro. E além do desgaste excessivo e irregular dos pneus, isso também causa o aumento gradual de consumo do combustível.

– Problemas nos amortecedores: o desgaste irregular dos pneus também pode ser ocasionado pelo mal estado dos amortecedores, por afetarem a aderência que estes têm ao solo. Outra causa do desgaste irregular da banda de rodagem pode ser eventual falha em freios com sistema ABS.

– Condução agressiva: se por um acaso você dirige como se estivesse em um rally, sinto muito meu caro, os pneus do seu carro vão sofrer! Travagens bruscas, acelerações agressivas e manobras pouco aconselháveis é um mal sinal para os pneus do seu carro. 😥

Existem também formas de interpretar os sinais de desgaste dos pneus, que são:

– Desgaste central: o desgaste central, ou seja, bem no centro da banda rodagem, pode ser ocasionado pelo descompasso entre a largura da roda e do pneu ou pressão nos pneus acima da recomendada. O problema é comum em veículos equipados com tração traseira, já que é nesse eixo que o peso da carga se centraliza. Um sistema de suspensão mal alinhado também influi no desgaste de pneus, já que as rodas ficam posicionadas enviesadas, o que causa desgaste irregular.

– Desgaste em ambos os lados: já quando o desgaste de pneus é em ambos os lados, as causas são o excesso de carga, calibragem com pressão abaixo da recomendada ou, assim como ocorre em desgaste central, a incompatibilidade na largura de rodas e pneus pode gerar desgaste interno e externo simultaneamente.

Para reduzirmos o desgaste do pneus, seja irregular ou não, é importante se precaver. Praticar uma condução defensiva, manter a direção alinhada, a pressão correta, e não sobrecarregar os pneus, são dicas essenciais.

Outra dica é referente a revisão dos pneus. Para se afastar dos riscos e das desagradáveis multas, a revisão dos pneus deve ser feita no máximo a cada 10 mil quilômetros, cabendo também a verificação da situação da suspensão, a geometria e o balanceamento. Caso a suspensão não estiver funcionando da forma ideal, o desgaste precipitado irá acontecer. Fique ligado!

O indicado é que seja realizado o rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros a cada revisão, tendo em vista que os pneus dianteiros costumam se desgastar mais rápido do que os de trás. Além da atenção com a suspensão, outro aspecto que deve ser sempre observado é a calibragem. Ela sempre deve ser feita de forma uniforme, para que o desgaste irregular seja evitado. O indicado é que a calibragem seja realizada a cada semana, com os pneus frios.

Agora que tomamos notas importantes a respeito dos cuidados com os pneus do nosso carro, lembramos também que trafegar com os pneus “carecas”, além de causar um prejuízo com multas e outros problemas mecânicos que podem ser ocasionados por isso, pode envolver a sua própria segurança. #FicaaDica 😉

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉