Dicas, Geral, Mercado automotivo

Proteja seu veículo da gasolina adulterada

Recomenda-se rodar com pelo menos ¼ de combustível no tanque. Recomenda-se rodar com pelo menos ¼ de combustível no tanque.

Gasolina adulterada prejudica o carro e o bolso. Fique atento!

Seu automóvel começou a falhar sem motivo aparente? A gasolina adulterada pode ser uma das grandes causadoras desse tipo de problema.

Se por um lado os donos de postos de combustíveis tenham um aumento de lucro ao adulterar combustíveis, do outro lado o consumidor é prejudicado, com grandes prejuízos. Por lei, é permitido até um máximo de 2% de solvente a ser misturado com gasolina e em 24% o do álcool, porém não é isso que acontece em muitos postos do Brasil.

Caso o motorista verifique a venda de gasolina adulterada, deve denunciar para a Agência Nacional do Petróleo - ANP. Cada posto tem uma placa com suas identificações, necessárias para a reclamação. A ANP verifica a queixa e, se for necessário, pune o posto, que pode perder seu registro.
Caso o motorista verifique a venda de gasolina adulterada, deve denunciar para a Agência Nacional do Petróleo – ANP. Cada posto tem uma placa com suas identificações, necessárias para a reclamação. A ANP verifica a queixa e, se for necessário, pune o posto, que pode perder seu registro.

São muitos os problemas causados por quem abastece com gasolina adulterada, entre eles a perda de desempenho e o maior consumo de combustível. Além disso, o uso frequente pode prejudicar ainda mais, ocasionando entupimento da bomba de gasolina que fica no tanque e leva o combustível até o motor, com isso o carro começa a falhar e o motor “morre” sendo preciso dar a partida várias vezes para o carro voltar a funcionar. Há também a corrosão do sistema de injeção eletrônica, que é um conjunto de peças que injetam a quantidade exata de gasolina nos cilindros para o motor funcionar, evitando desperdícios. Caso este sistema para de funcionar, o carro também para.

Observando esses tipos de problemas é bom preparar o bolso e nunca mais abastecer no posto que costumava ir, pois um conserto no sistema de injeção eletrônica desembolsamos em média R$ 1.500,00, nos veículos populares.

A queima de gasolina adulterada causa o acúmulo de resíduos na parte interna do motor. Esses resíduos ocupam o espaço de movimentação das peças móveis do motor, dificultando a articulação dessas peças. Os resíduos podem atingir também a bomba de óleo. Fiquemos atentos a isso também, pois se o motor fundir… Ai, ai, ai, o custo também é alto!

Para eliminar esses problemas será necessário limpar o carburador ou bicos injetores de combustível, escoar o combustível adulterado ou limpar o tanque, trocar as mangueiras e conexões de alimentação, trocar os diafragmas no caso do carburador, substituir todos os filtros de combustível, testar a válvula reguladora de pressão (injeção), testar também a vazão da bomba mecânica ou elétrica.

Por tudo isso os motoristas devem abastecer sempre no mesmo posto, pois se o combustível estiver adulterado será mais fácil identificá-lo. Devemos desconfiar do combustível com preço muito baixo. Sempre que puder use gasolina aditivada. Além de ser menos adulterada, contém detergentes que limpam o motor. Abasteça até 1/4 de tanque, se o combustível estiver adulterado, poderá diluí-lo com gasolina aditivada. Acostume-se e verifique se o posto de sua preferência faz o controle da qualidade do combustível anunciado pela distribuidora e cheque se há lacres eletrônicos instalados nos bocais dos reservatórios de combustíveis. Caso desconfie do combustível, retorne ao posto e exija um teste do produto. É um direito do consumidor!

Ajude a si mesmo e aos outros motoristas, havendo irregularidades, denuncie para a distribuidora ou órgãos de fiscalização, e o principal: mude de posto!