Aplicativos, App, Auto Peças Molina, Fiat, Geral, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, SUV, Tecnologia

Progetto 363: o novo SUV da Fiat

Derivado do Argo, o Progetto 363, o novo SUV da Fiat, será batizado oficialmente de Fiat Tuo, Domo ou Pulse. É você que escolherá o nome!

Eis que surge o Progetto 363, o novo SUV da Fiat. O novo utilitário compacto da marca não é mais segredo para ninguém.

Depois de muito mistério e infinitas teasers, a Fiat revelou o visual da nova máquina, tendo como palco de apresentação a casa do Big Brother Brasil (BBB21), cuja final aconteceu na noite do dia 4 de maio. A escolha não se deu por acaso, pois a Fiat é uma das patrocinadoras mais tradicionais do reality show da TV Globo, e o veículo foi um dos prêmios da vencedora Juliette.

Progetto 363, o novo e inédito SUV da Fiat

A Fiat apresentou o seu primeiro utilitário esportivo feito no Brasil, na fábrica de Betim, em Minas Gerais. Motor 1.0 turbo, plataforma Connect Me com internet, rodas de liga leve de 17 polegadas e faróis full LED são as novidades que marcam o grande lançamento da marca.

A numeração é o codinome do utilitário esportivo criado sobre a plataforma do hatch Argo para, enfim, colocar a Fiat na disputa dos SUVs. Ainda sem nome revelado, o modelo vai, portanto, brigar com todos da categoria, o que incluí o primo Jeep Renegade, além de Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, Nissan Kicks e Volkswagen T-Cross, entre outros.

O Progetto 363 inaugura uma inédita plataforma veicular batizada de MLA. Segundo a marca, a nova plataforma aumenta os níveis de performance, robustez e conforto e vai elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos, e permite a adoção de novos sistemas.

Na prática, o modelo usa uma evolução das bases MP e MP-S, usadas em Argo e Cronos. As evoluções em relação a hatch e sedã estão na adoção de nova arquitetura eletrônica, que irá permitir adoção de recursos de segurança inéditos (como frenagem autônoma de emergência) e conectividade 4G embarcada, com hotspot Wi-Fi.

Embora seja derivado do Argo, o SUV apresenta um desenho com poucas características que remetam ao hatch. A marca não o considera um SUV do Argo…

A Fiat confirmou a plataforma de conectividade Fiat Connect Me, que estreou há pouco na nova Toro, no novo SUV. Tal tecnologia contará com operações remotas do veículo via app, smartwatch ou assistente virtual, como ligar e desligar o carro e travar e destravar as portas, entre outras ações, como notificar o proprietário com alertas de condução e suspeita de furto.

O aspecto do SUV Progetto 363 vem da dianteira mais alta, com para-choque grande o suficiente para envolver a grade e os faróis, que serão full-led. Ou seja, os faróis acoplam um pequeno filete de LED das luzes diurnas de rodagem (DRLs). Em síntese, o visual dianteiro expressa clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final.

Nas laterais, as molduras plásticas em volta do para-lamas lembram muito o estilo “parrudo” do Argo Trekking. Mas eles são ainda mais pronunciados para reforçar a sensação de imponência. A Fiat entrou na onda dos carros com pintura em dois tons e aplicou uma pintura preta na parte superior do carro.

A grade do Progetto 363 tem formato mais ovalado e o logotipo da marca fica posicionado bem ao centro. Mais abaixo, as luzes de neblina vêm envoltas por grandes molduras cromadas que dão uma maior robustez ao carro. Além disso, há um novo para-choque em formato trapezoidal que se integra aos para-lamas, formando um só elemento.

Na traseira, as lanternas horizontais se parecem com o desenho das lanternas do Argo. Das laterais, elas invadem a tampa do porta-malas. Na parte de baixo, destaca-se o novo para-choque cromado.

Cabine e Motorização

Nada foi revelado oficialmente sobre o interior. Entretanto, sabe-se que várias peças também serão exclusivas do Progetto 363, como o volante. O que não mudará em relação ao irmão hatch é a posição de cada peça da cabine, como a central multimídia, saídas de ar e comandos de ar-condicionado.

A Fiat confirmou que o então Progetto 363 terá o inédito 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta, 12V e possivelmente cabeçote MultiAir. A tecnologia utiliza o controle eletrohidráulico de abertura das válvulas de admissão para dar um bom torque em baixos e médios regimes.

Além desse motor, que tem tecnologias suficientes para ultrapassar os 128 cv do 1.0 turbo da Volkswagen, outro propulsor esperado para o SUV é o 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm (com etanol), que pode ter câmbio automático. Tal motorização deve equipar as versões de entrada.

Votação popular para escolha do nome

Em relação ao nome oficial do Progetto 363, a marca anunciou uma votação online para escolher entre os nomes Fiat Tuo, Fiat Domo e Fiat Pulse. O resultado do nome mais votado será revelado nos próximos dias. Sem preços ou versões definidas, o SUV deve chegar ao mercado no começo do 2º semestre deste ano.

Leia mais:
CET: 24 vias da cidade de São Paulo sofrem redução de velocidade máxima
Multas gravíssimas: entenda o fator multiplicador
Salão do Automóvel de Xangai 2021: um show de eletrificação
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!