Auto Peças, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Por que cuidar do sistema de escapamento do carro?

Com os devidos cuidados garantimos vida longa para o escapamento do carro.

 

Estamos careca de saber que o valor de um carro cai anualmente. Tiramos o carro da concessionária, pronto! A desvalorização começa no primeiro dia de uso! Para se ter uma ideia, um carro zero quilômetro, perdemos em torno de 10 a 15% do valor pela depreciação. E pra completar muita gente se esquece de que a falta de cuidados básicos pode desvalorizá-lo ainda mais, em alguns casos dificulta muito na hora da troca do veículo.

É necessário ter uma série de cuidados para manter o carro impecável. E seguindo essa ideia, no artigo de hoje, vamos abordar sobre os cuidados com uma peça do carro que a maior parte dos motoristas não dá a mínima atenção, onde geralmente só é lembrado quando apresenta o incômodo ruído, característico de componentes avariados por desgaste, corrosão ou danos causados por quebra-molas elevados ou valetas… E aí, adivinharam? Isso mesmo! O escapamento do carro! 😉

O escapamento tem como principal função a eliminação dos gases gerados após a queima nos cilindros. Isso impede que esses vapores tóxicos penetrem no interior do veículo. (Foto divulgação)
O escapamento tem como principal função a eliminação dos gases gerados após a queima nos cilindros. Isso impede que esses vapores tóxicos penetrem no interior do veículo. (Foto divulgação)

Usar peças de qualidade, fazer a manutenção em dia e ter cuidados ao dirigir podem aumentar a vida útil do escapamento do seu carro. Não tenham dúvidas! O escapamento do carro tem como função principal a eliminação de gases, que são gerados após as queima nos cilindros. Ou seja, a finalidade básica é essa, conduzir os gases resultantes, devidamente filtrados para amenizar a poluição. Esta peça também tem a tarefa de proporcionar conforto, ao deixar o barulho do motor no nível de ruído determinados pela legislação vigente. Além, é claro, de evitar que os gases tóxicos invadam o interior do automóvel.

Afinal, por que é importante preservar essa peça? Nós, que não paramos de andar pelas ruas, já vimos mais de um carro com o escapamento pendurado, quebrado ou furado, certo?!! Saibam que o escapamento do carro pede cuidados simples. O sistema de escapamento nos carros que circulam no Brasil geralmente é formado por quatro partes: coletor, catalisador (faz o tratamento dos gases), silenciador (faz a absorção do som), e do sistema de tubulações que conectam estes componentes. Estas peças são geralmente fabricadas em aço de alta liga e o peso desse sistema pode variar entre 8 a 40 kg. Portanto, algumas atitudes simples evitam o troca-troca de seus componentes.

 

Para garantir que o sistema de escapamento do carro estará sempre com sua máxima eficácia, alguns cuidados devem ser observados. Veja as dicas de manutenção:

– Sempre que possível, verifique os fixadores e abraçadeiras;

– Faça inspeções a cada 3 meses;

– Faça a revisão completa a cada seis meses ou a cada 20 mil quilômetros;

– Se alguma peça do sistema apresentar defeito, estiver corroída ou com falhas, o único conserto é a troca;

– Cuidado ao passar por lombadas ou obstáculos elevados, pontiagudos ou soltos na estrada, como por exemplo um galho de árvore, pois o escapamento pode ser atingido e ficar danificado;

– Evite fazer o carro pegar no tranco. Essa prática pode deixar a gasolina que não foi queimada escorrer pelo sistema de escapamento e isso pode danificá-lo.

 

Mesmo com todos os cuidados, algumas peças do sistema de exaustão vão naturalmente se deteriorando. Principalmente por causa do contato com a água expelida em razão da combustão interna do motor. Ela provoca a oxidação das partes metálicas internas dos tubos. Por isso é comum aparecerem alguns orifícios nas peças corroídas. Se você perceber algum problema desse tipo, procure uma oficina especializada e troque o item prejudicado o mais rápido possível.

Outra dica importante, é ficar sempre atento em relação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que pode punir o motorista que transitar com seu carro apresentando irregularidades no escapamento, maculando o padrão regulamentar de emissão dos gases poluentes na atmosfera. A irregularidade é considerada infração grave, com a correspondente perda de cinco pontos na carteira de habilitação, além de multa e retenção do veículo até sua adequação.

Muito bom ter esse conhecimento, não é mesmo? Aproveite e dê uma conferida no escapamento do seu carro. Será que está em dia? Qualquer dúvida sobre esta peça ou troca de algum componente, conte conosco! 💪

 

#AutoPeçasMolina é informação!