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Pontos de recarga: prédios novos em SP serão obrigados a instalarem estações de carregamento

Os novos prédios construídos na cidade de São Paulo serão obrigados a instalarem pontos de recarga para carros elétricos; entenda.

Pontos de recarga para carros elétricos será a nova obrigatoriedade na cidade de São Paulo. Pouco a pouco a transição energética vai ganhando espaço e ficando mais próxima do nosso cotidiano.

Prédios novos em SP serão obrigados e ter pontos de recarga para carros elétricos

Entrará em vigor a partir do próximo dia 31 de março a Lei Municipal n° 17.336/2020, que regulamenta a previsão de instalação de pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in em prédios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo. A obrigatoriedade valerá para novos projetos de condomínios protocolados a partir da implementação da lei – construções que já estão em andamento não precisam fazer a adaptação.

A lei determina que a medição do consumo de energia elétrica, utilizada para cada carro, deve ser individualizada. No entanto, a legislação não determina de que forma deve ser realizada essa cobrança, uma tarefa que pode ficar à cargo da empresa que fornecer o serviço ou do próprio condomínio.

Com base no Projeto de Lei Nº 387/18, do vereador Camilo Cristófaro (PSB), a nova lei foi aprovada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) com alguns vetos. Um deles era a obrigatoriedade de pontos de recarga para carros elétricos também em condomínios antigos, o que aumentaria os custos para os atuais moradores. A lei não é aplicável para empreendimentos resultantes de programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos, desde que comprovada a impossibilidade técnica ou econômica para o cumprimento das regras.

A nova lei deve promover mudanças em mais de 1 mil projetos de novos prédios, voltados para as classes A e AB e construídos nos próximos cinco anos na cidade. A projeção é da Zletric, uma das empresas que faz a instalação dos sistemas de recarga de carros elétricos e que já registra alta na procura pelo serviço. “Nos condomínios que já estão alterando os projetos para cumprir a lei, a empresa está instalando os pontos de recarga nas áreas comuns dos prédios. A taxa de energia é paga apenas por quem abastece o carro, apesar de estar instalado em área comum”, explica o diretor-executivo da Zletric, Pedro Schaan.

A instalação dos pontos depende de uma revisão do projeto elétrico do prédio e pode ser feita com um ponto por vaga, contemplando todo o estacionamento da edificação, ou a chamada “vaga verde”, com rotatividade dos automóveis. Em ambos os casos, a recarga é monitorada via aplicativo do usuário.

Estima-se que a instalação de pontos de recarga variem entre R$ 36 mil e R$ 60 mil em um condomínio de seis prédios, por exemplo. A nova lei também permitirá que esses equipamentos sejam alugados, a depender da demanda por parte de moradores e clientes.

Vendas de elétricos bateram recorde em 2020

Embora 2020 tenha amargado recordes negativos de venda, o setor de carros híbridos e elétricos comemorou com um aumento de 66,5% nos emplacamentos. O mercado pulou de 11.858 unidades em 2019 para 19.745 em 2020, segundo a Fenabrave.

Certamente, um dos principais desafios para este tipo de veículo se tornar popular é seu alto preço. Contudo, a “melhoria” na infraestrutura de postos de carregamento de carros eletrificados, será uma cena cada vez mais comum no Brasil.

Com o avanço da mobilidade urbana elétrica no país, a tendência é de que leis e iniciativas semelhantes comecem a ganhar mais espaço. A instalação de pontos de recarga para automóveis elétricos no país passará por um boom, acompanhando o mercado de automóveis movidos a eletricidade. Carros elétricos não são mais o futuro. Eles são o presente!

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