Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Leis, Mercado automotivo, Peças, Pneu

Pneus: tabela de índices de carga e de velocidade

Cada pneu é projetado para rodar até uma velocidade máxima e suportar uma carga máxima. Confira a tabela de índices de carga e velocidade dos pneus.

Os pneus possuem uma importância enorme em um automóvel. Afinal, é ele que faz a ligação física entre carro e solo. E grande parte da segurança de um veículo está intimamente atrelada ao material rodante, composto por rodas e pneus.

É claro que ninguém precisa saber absolutamente tudo sobre pneus para dirigir um veículo de qualquer tipo pelas vias públicas brasileiras. Mas também é verdade que esse conhecimento não deixa de ser bastante útil. Um motorista que entende tudo sobre pneus certamente não sairá de casa sem ter certeza de que eles estão em ótimas condições.

A lei diz: o Código de Trânsito Brasileiro, no Artigo 230, Inciso XVIII, fala sobre a proibição de trafegar “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104“. Ser pego nessa situação resulta em multa grave, ou seja, cinco pontos na CNH e R$ 195,23 de prejuízo.

Mas, além da importância de rodar com pneus conservados, também é interessante saber quais as condições indicadas para o pneu específico do seu carro. Mas como descobrir essa informação no pneu? Quais os limites de carga e velocidade que cada pneu tem? Vamos te ajudar!

Informações técnicas e importantes sobre os pneus

Você já reparou na sequência de letras e números na lateral de um pneu? É importante que você fique atento às informações técnicas de seu pneu. Há dados importantes na lateral que facilitam a identificação do modelo compatível à roda do seu carro e até mesmo ao próprio veículo. Ou seja, é preciso ter em mente que pneu não é igual para todos.

A sequência de letras e números indica o tamanho do aro, largura da banda de rodagem, altura em relação à banda e índice de carga e velocidade suportada.

As medidas como 185/60 R15 ou 195/50 R16, por exemplo, estão bem especificadas no manual do carro e isso é bem básico para a maioria dos proprietários. Mas há outras informações que devemos observar: a velocidade limite do pneu e também a carga limite que cada pneu pode suportar.

O que significam os números dos pneus

Se você for até seu veículo e observar o seu pneu, vai ver uma série de informações impressas na sua lateral. Para saber mais sobre pneus, é necessário entender o que elas significam. Vamos ao foco do nosso texto:

Carga e Velocidade

Quanto a carga e velocidade do pneu, você encontrará um número de dois ou três algarismos seguidos por uma letra. Essa informação é referente a carga máxima suportada pelo pneu e à velocidade máxima na qual ele pode trafegar. São códigos. E para saber os valores, é necessário consultar tabelas de equivalência.

Índice de carga do pneu

Os pneus são sempre testados em laboratório para determinar qual a carga máxima que eles podem suportar, o que garante a segurança dos ocupantes do veículo em todas as situações. Esse índice é representado pelos números, que informam qual a carga máxima que aquele pneu pode levar. É importante ressaltar que os números impressos no pneu não se referem à capacidade máxima em kg, mas sim a um código que deve ser consultado numa tabela. A carga máxima suportada pelo pneu, multiplicada por 2, deve cobrir o peso total do eixo do veículo. A tabela com os índices de carga é a seguinte:

Índice de carga máxima dos pneus. (Imagem divulgação)

Índice de velocidade do pneu

Assim como os pneus são testados em relação à carga máxima que podem suportar, eles também são submetidos a testes que visam determinar sua velocidade máxima, e isso está sempre atrelado à carga máxima. Ou seja, o índice de velocidade indica que aquele produto pode rodar a “X km/h”, mesmo estando com a sua carga máxima. Confira abaixo a tabela com os índices de velocidade:

Índice de velocidade máxima dos pneus. (Imagem divulgação)

Por exemplo um pneu 185/65 R15 87 S. Como se sabe, 185 é referente à largura do pneu em mm,  enquanto 65 é a altura em %. R é radial e 15 é o tamanho da roda em polegada. Então, eis que aparecem 87 e S. O primeiro se refere ao limite de carga do pneu, que nesse caso é de 545 kg. O “S” é referente ao limite de velocidade, no caso 180 km/h.

Comprando o pneu certo

Agora que você sabe tudo sobre pneus, quando tiver de fazer a troca, já saberá o que precisa observar na hora de comprar um conjunto de pneus novos. Confira as orientações no manual do carro/proprietário e veja se as medidas estão de acordo com o tamanho da roda do veículo. Consulte a tabela de peso para saber se a capacidade máxima é adequada.

E, na hora de dirigir, nunca esqueça da tabela de velocidade máxima. Os fabricantes recomendam que você use os quatro pneus da mesma marca e modelo, para não prejudicar o controle do veículo.

Por fim, pouca pessoas dão importância aos pneus. Eles precisam estar sempre em ótimo estado para garantir a máxima segurança no trânsito. Pensa bem: do que adianta ter um motor super potente e ter muita habilidade no volante se a parte do carro que fica em contato direto com o asfalto, está em más condições?

É fundamental um equilíbrio. Além das revisões periódicas em seu veículo, conservação, alinhamento e balanceamento dos pneus, confira como está o sistema de arrefecimento, óleo, faróis, filtro do ar condicionado e tudo o que tiver direito em um bom check up. Trate seu carro e pneus como eles merecem!

Leia mais:
Placas Mercosul: entenda como é a leitura do QR Code das novas placas
Embreagem: dicas para evitar o desgaste prematuro
Bomba de combustível: quais as principais falhas
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.