Auto Peças Molina, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Peças, Tecnologia

Pesquisa no Reino Unido revela satisfação dos motoristas por veículos elétricos

Pesquisa realizada no Reino Unido revela que de cada dez motoristas apenas um voltaria para veículos a combustão; entenda.

O Reino Unido realizou um estudo em novembro do ano passado, com mais de 2.200 pessoas participantes e foi divulgado no dia 29 de dezembro. O resultado? Mudança no comportamento dos consumidores em favor de veículos que causam menos impacto no meio ambiente.

A pesquisa feita pela comunidade de veículos elétricos Zap-Map no país britânico, mostrou que 91% dos donos de carros movidos a eletricidade rejeitaram a ideia de voltar aos modelos com motor a combustão. Apenas 1% dos entrevistados disseram que voltariam a dirigir um carro movido a gasolina ou diesel, com os 8% restantes dizendo que não tinham certeza se voltariam a dirigir um carro convencional.

A pesquisa também perguntou aos motoristas se eles estavam satisfeitos com seus veículos, descobrindo que os proprietários de elétricos estavam mais impressionados com seus carros, no quesito tecnologia, do que os proprietários de veículos movidos a gasolina ou diesel. Dos entrevistados, 91% disseram estar satisfeitos com os elétricos que possuem. O índice cai para 72% no caso dos proprietários de veículos a gasolina e diesel.

Carro elétrico está em alta e no caminho certo

Pelo jeito as montadoras que vêm investindo em veículos elétricos estão no caminho certo. Não à toa, o crescimento desse segmento automotivo também está ligado à oferta cada vez maior de automóveis elétricos por diversas marcas.

Tal resultado chega em um momento de vendas recordes de veículos elétricos na indústria automotiva. Melanie Shufflebotham, cofundadora do Zap-Map, conta que as últimas pesquisas mostram “o forte e duradouro impacto de mudar para um veículo limpo. A evidência em favor dos carros elétricos cresce de forma convincente em cada uma das pesquisas, mesmo em um ano perturbador como 2020”. E ainda em 2021…

Segundo Melanie, o desafio atual da indústria automotiva é conseguir aproveitar as vantagens e as oportunidades que o segmento de veículos elétricos oferece no momento. Uma das melhores formas de fazer isso é preparar as equipes de vendas para que consigam apresentar os benefícios dos carros elétricos para os consumidores.

Pesquisa anual feita no Reino Unido mostra o alto índice de aprovação dos veículos elétricos entre consumidores britânicos. (Foto divulgação/Fonte-Imagem: Zap-Map)
Mais de 70% dos entrevistados estão dirigindo um carro elétrico pela primeira vez. (Foto divulgação/Fonte-Imagem: Zap-Map)

Os elétricos e híbridos mais bem avaliados na pesquisa

A pesquisa do Reino Unido revelou ainda que para os donos de carros híbridos também está difícil olhar para trás. Ou seja, para os veículos convencionais. Modelos híbridos plug-in alcançaram 84% de satisfação.

Os carros híbridos que surpreenderam com resultados ainda mais satisfatórios, foi o BMW Série 3 híbrido plug-in alcançando um índice de satisfação de 100%. O Kia Niro híbrido plug-in obteve a mesma classificação, enquanto, da mesma Kia, o e-Niro (motorização elétrica) atingiu 96%. Os dados apontam que o único veículo elétrico com 100% de pontuação, em síntese, foi o Volkswagen iD.3.

O estudo britânico deve ser muito bem visto pelos fabricantes que têm investido fortemente em veículos elétricos e tecnologias mais limpas. Apesar, de muitos motoristas de carros elétricos ainda se preocuparem com a autonomia, mesmo que a infraestrutura esteja com melhora gradativa em todo o mundo… ainda é discrepante a comparação entre postos de combustível e pontos de recarga.

Tchau combustão interna!

Ter um carro elétrico é ter vantagens. A graça dos elétricos não fica só no ar puro. Eles pedem menos manutenção que modelos a gasolina (ou diesel, ou flex), simplesmente porque seus motores têm menos peças. Também é verdade que eles custam mais caro na hora de comprar, porém, ao longo do tempo, a redução dos gastos em combustível e até mesmo em IPVA pode fazer o investimento valer a pena.

Bom, vejamos este segmento crescer mais e mais, e nos resta torcer para que se sustente de maneira sólida aqui no Brasil.

Leia mais:
Porsche Taycan lidera vendas de elétricos no Brasil
Volkswagen planeja o fim da produção dos motores a combustão
Pontos de recarga: prédios novos em SP serão obrigados a instalarem estações de carregamento
Buscando por peças automotivas? Dá uma olhada na nossa loja virtual!