Dicas, Geral, Mercado automotivo

Perigo: sono ao volante!

A sonolência e fadiga ao volante podem ser tão perigosas quanto o álcool

 
Sabe aquela famosa frase: “Bebida e direção não combinam!” Conhecemos muito bem, certo! E essa outra frase aqui: “Sono e direção não combinam!”. Nos soa bem familiar também , não?! A sonolência ao volante está associada a um grande número de acidentes. Assim como a ingestão de bebidas alcoólicas e o uso de celular ao dirigir. O sono na direção pode matar, e se você não se cuidar a esse pecado mortal, pior será! Abusando da fadiga e do sono, o resultado será trágico. Fato!

Some tudo isso: vida estressante, dias corridos, trânsitos diários, engarrafamentos, vias monótonas, cansaço de uma semana inteira de trabalho e horas de sono atrasadas. O resultado é inevitável! 😞

Não conseguimos controlar quando temos sono. O sono é involuntário! A sonolência é um estado fisiológico natural! Quando os reflexos diminuem, os bocejos começam a aparecer e as pálpebras ficam pesadas… Muita atenção! Uma pena que muitas pessoas ignoram os sinais de que precisam dormir. O sono dá pistas de que está chegando: a pessoa se torna mais irritada que o normal e há quem fique quieto ou bastante agitado. Outros sintomas de sonolência são distúrbios visuais, ou seja, dificuldade de manter o foco da visão, com piscar frequente; esquecer-se dos últimos quilômetros que percorreu, bocejar e esfregar os olhos repetidamente, deixar a cabeça pender para frente, e permitir que o carro saia da faixa de direção, invadindo o acostamento ou a pista contrária.

A grande verdade é que ninguém tem condições de avaliar seu próprio sono. Não existe um estágio de sonolência que não ofereça perigo. Se sua vista começa a embaçar, está na hora de encostar o veículo, lavar o rosto, tomar um café e descansar. Portanto, o repouso é fundamental! Uma inocente “pescada” de alguns segundos pode acabar mal. O pior é que o motorista nem percebe que fechou os olhos por alguns instantes. Ou melhor, percebe quando acorda depois da batida. Ao menor sinal de olhos coçando, piscando e fadiga muscular é preciso parar e descansar.

Nosso corpo precisa de energia para viver e é justamente na hora do sono que os órgãos principais, como o cérebro, repõem as células dessa energia. A sonolência é comparada ao momento em que o celular avisa que a bateria está próxima do fim. E apesar dos avisos, dos sinais, a maioria de nós insiste em manter o sistema funcionando. Com nossa vida agitada, agenda cheia de compromissos faz com que as horas na cama sejam sacrificadas e, para conseguir isso, alguns truques são usados. Como ingerir bebidas com cafeína, como o café, por exemplo, pode auxiliar por um pequeno espaço de tempo, mas não irá dar fim ao sono. Abrir o vidro, aumentar o volume do rádio ou outros truques do tipo também não adiantam.

Um pequeno cochilo de três segundos ao volante pode ser fatal. Segundo especialistas, dormir na direção é a terceira maior causa de mortes no trânsito no país, atrás apenas de guiar sob o uso do álcool e do excesso de velocidade. Saibam que um motorista com sono é duas vezes mais perigoso do que um condutor embriagado! 😱

Fique atento! O sono pode atacar quando você estiver ao volante. Já estão disponíveis no mercado tecnologias para impedir que o motorista cochile, como o detector de fadiga, que identifica sinais de cansaço e emite um alerta sonoro e visual pedindo para parar o carro e descansar. Se a recomendação não for atendida, ele dispara um alarme. Indo além, em automóveis importados, há detectores de sonolência que analisam até o movimento dos olhos.

Embora esses aparatos (ainda muito restritos) têm se mostrado eficientes, a máxima de que o motorista é o principal responsável por sua segurança se mantém indiscutível. O que vale são as precauções do motorista para não colocar a sua vida e a vida de sua família em risco.

Apesar de poder afetar todos os tipos de acidentes durante qualquer período das 24 horas do dia, os efeitos decorrentes de sonolência ocorrem com mais frequência entre a meia-noite e às 6h da manhã ou entre às 14h e às 16h, períodos em que o corpo humano apresenta maior propensão ao sono.

Em São Paulo, há a campanha “Não dê carona do sono“, lançada em Março deste ano, pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com apoio da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A meta é chamar a atenção dos motoristas para os perigos da mistura sono e direção, que pode ter as mesmas consequências da mistura do álcool com o volante.

Entre as recomendações da ABN para evitar acidentes causados pelo sono figuram dormir o suficiente antes de uma longa viagem, viajar em momentos em que normalmente está acordado e deixar a noite para dormir. Caso use medicamentos que podem causar sonolência, utilizar o transporte público ou motorista particular quando possível, e viajar com um passageiro, que pode alertar e ajudar a perceber sinais de sonolência. É recomendado ainda programar uma pausa a cada 100 quilômetros, mesmo que não se sinta sonolento; identificar locais onde possa cochilar se surgir a necessidade durante uma viagem longa e não beber álcool antes de dirigir.

Então, vale repetir, sempre: “Sono e direção não combinam!” Cuide de sua vida e das vidas de sua família. 🙂

 

#AutoPeçasMolina é prevenção! 🙂