Dicas, Geral, Mercado automotivo

Pequenos amassados: solução garantida

Existem técnicas que reparam pequenos amassados na carroceria, em pouco tempo e a preço baixo.

Hoje vamos tratar de um assunto bem frequente. Quem aí não se pegou dando aquele esbarrão em algum lugar, ou até mesmo já foi atingido por outra pessoa, ou atingido por alguma coisa? Pequenos amassados no carro são probleminhas bem chatos. É uma situação que apesar de não criar muitos danos, deixa aquele amassadinho na lataria.

Não interferem em nada no funcionamento e nem mesmo no visual geral do carro, mas na hora de vender são motivos para depreciação do mesmo, diminuindo o preço de forma muitas vezes injusta. Esses pequenos amassados também causados por tempestades de granizo, vendavais que arremessam galhos de árvores sobre as capotas, cascalhos na lataria, ao abrir as portas sem olhar os veículos “vizinhos” no estacionamento, por muitas vezes criam verdadeiras “crateras” na carroceria do automóvel. Além de deixar a lataria com um aspecto feio, causam prejuízo aos seus proprietários.

Mas para quem pensa que consertar esses pequenos danos custam muito dinheiro, a realidade mostra que não é bem assim. Sai muito mais barato do que se pensa! Quando os amassados são em pequena proporção, duas técnicas bem simples corrigem a lataria danificada.

Imagem_Carro martelinho de ouro
O ideal é sempre procurar um serviço especializado.

A primeira se chama martelinho de ouro. É indicada quando o amassado não machucou a pintura. Praticamente, é feita uma massagem na peça até ela voltar ao normal! Essa técnica do “massageamento” custa em torno de R$ 50,00 a R$ 120,00. Entretanto, o ideal é sempre procurar um serviço especializado. Geralmente, a lataria é fraca, o profissional tem que bater corretamente, senão o lugar fica pior do que estava. O segredo dos especialistas é que eles conhecem os pontos onde se deve comprimir ou bater. Caso contrário, poderão surgir trincas na tinta ou ondulações na chapa. E em lugares onde estão as colunas de vidro e das portas não é possível aplicar a técnica.

Quando o amassado lascar ou trincar a pintura, a solução é o micro retoque. É aplicada tinta somente em cima do estrago, sem tirar a originalidade do carro. Esse tratamento é feito com uma pequena pistola especial para este fim, possibilitando aplicar em qualquer parte da lataria do veículo. Como não usa material além da tinta, que é usada em pequena quantidade, o valor do trabalho é bem acessível. Dependendo do número, localização e intensidade dos amassados, o conserto é feito no mesmo dia, tanto por martelinho quanto pelo micro retoque. Alguns reparos exigem desmontagem de forrações, portas e capô, por isso demoram mais. Outros podem ser feitos em questão de horas.

Em qualquer um dos casos, o resultado é 100 % garantido.