Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças, Peças de reposição, Peças originais

Peças automotivas falsas: saiba como identificá-las

Quando o assunto é manutenção automotiva é preciso prestar muita atenção. Saiba como reconhecer peças automotivas falsas com dicas simples e rápidas.

Quando o assunto é manutenção automotiva é preciso prestar muita atenção. Saiba como reconhecer peças automotivas falsas com dicas simples e rápidas.

A falsificação de peças automotivas é um problema de longa data no mercado nacional. Segundo a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), o ramo automobilístico é um dos setores mais visados, ficando entre as primeiras posições no ranking das falsificações.

Quem tem carro sabe que é preciso tomar alguns cuidados para que ele continue em perfeito funcionamento. Fazer a manutenção periódica do veículo, seja por falhas ou pelo desgaste natural das peças, geralmente resulta na substituição de componentes. Nesta situação, saber identificar peças automotivas falsas pode ajudar bastante. Aquela famosa frase que diz “o barato sai caro” pode, em muitos casos, estar certa. O seu carro merece sempre o melhor!

As peças falsificadas podem ser muito semelhantes às originais, mas não proporcionam o mesmo nível de segurança e durabilidade. O uso de peças que não sejam de boa procedência pode causar danos ao carro, levando a custo de reparo ainda maior que o original, e poderá colocar a vida do motorista, passageiros e pedestres em risco.

Mas como identificar as peças automotivas falsas?

Diante de tudo isso, temos uma boa notícia! Não é preciso ser nenhum especialista em mecânica para identificar tais peças. A recomendação é prestar atenção a alguns quesitos. Veja abaixo, algumas dicas importantes para identificar peças automotivas falsas. Confira!

Preços muito baixos: Apesar de preços baixos serem grandes atrativos para quem pretende fazer qualquer tipo de compra, é preciso tomar alguns cuidados quando falamos em peças automotivas. Se a peça que procura está muito abaixo do valor médio de mercado, desconfie da credibilidade e procedência do produto. Isso porque os itens originais de fábrica já estão com os preços tabelados, podendo variar o preço em até 20% de acordo com cada revenda. Caso a peça que você encontrou esteja com uma variação maior, pode ser um sinal de falsificação.

Certificação da peça: A certificação expedida por instituições regulamentadas de reparação automotiva é um outro recurso de segurança encontrado apenas nas peças originais. O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) e o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) são algumas dessas entidades. A informação sobre a certificação deve estar na embalagem da peça original, tanto para peças nacionais quanto importadas. Na dúvida, você pode entrar em contato com os dois órgãos para saber informações sobre o componente que está adquirindo.

Exija sempre a nota fiscal: A nota fiscal é o documento que garante a procedência legal de qualquer mercadoria. Ao adquirir peças automotivas sem nota fiscal, além de sonegar impostos, as chances de ser um produto de baixa qualidade ou falsificado é muito grande. Portanto, exija sempre a nota fiscal da peça que está sendo comprada. Através da nota, ainda, é possível fazer as reclamações cabíveis.

Embalagem – inspeção visual das peças: Os problemas envolvendo peças falsificadas muitas vezes começam já na aparência dos itens. Antes de comprar componentes que serão utilizados no seu carro, verifique bem suas características, veja se existem rebarbas ou outras imperfeições no acabamento, falhas de impressão e marcas de adulteração. A mesma atenção deve ser dada à embalagem, que precisa ser adequada para acomodar cada tipo de peça. Além disso, ela não pode apresentar sinais de violação. Atualmente, a grande maioria das embalagens de peças automotivas vêm com o dispositivo QR Code para que você possa verificar as informações sobre o produto online, utilizando o seu smartphone. Se a embalagem não tiver esse componente, é melhor não adquirir o produto.

Número de série da peça: Essa dica é valiosa! As peças automotivas originais possuem registrados em sua superfície um número de série, impressos na sequência, durante a fabricação da peça, na linha de montagem. É um número de série próprio e exclusivo. Desta forma, é possível identificar se o produto que você está comprando é original justamente porque as peças falsificadas não possuem esta sequência numérica. Pesquise o número de série no site da fabricante original, tentando conseguir informações sobre a legitimidade do produto. Se tiver muita dificuldade para encontrar, é mais um sinal de falsificação.

Entenda a diferença entre as peças: Há no mercado, peças conhecidas como legítimas ou genuínas. Já sabemos que as peças originais são as mais indicadas, pois passam confiança, duram mais tempo e oferecem garantias. São as peças que as montadoras fabricam, ou seja, a mesma empresa que faz as peças para os carros zero km, produz as que serão vendidas para reposição. Também existem as peças paralelas, que são fabricadas por outras empresas que não as montadoras e podem ser usadas para substituir as existentes no veículo. Muitas delas possuem certificações e são de boa qualidade, com o atrativo de ter um preço mais acessível. Existem ainda as peças manufaturadas e recondicionadas que são peças que passaram por reparos e voltaram ao mercado. Nenhuma delas é falsificada, porém, possuem procedência diferenciada e podem ter pouca vida útil.

Por fim, também é muito importante que você tenha um profissional de confiança para cuidar de seu carro, que poderá lhe dar referências de boas lojas para adquirir as peças. E então, se sente mais confiante para identificar peças automotivas falsas? Se você gostou das dicas, compartilhe nosso artigo em suas redes sociais. Assim, outros motoristas e amigos, ficarão mais atentos aos cuidados necessários para adquirir produtos de qualidade.

Leia mais:
Veja lista dos 50 carros mais vendidos no Brasil em 2019
Carros para PCD: conheça modelos para o segmento PCD 2020
Caixa de câmbio: saiba quais os possíveis defeitos e os cuidados necessários
Acesse nossa loja virtual