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Pastilhas de freio: como funciona e quando é hora de trocar?

As pastilhas de freio estão entre as principais peças que o motorista precisa ter cuidado na manutenção do carro. Atenção às pastilhas de freio gastas!

O sistema de freios é um dos mais importantes para garantir a segurança dos veículos.  Com o passar do tempo é natural que os freios se desgastem, havendo necessidade de substituir suas peças. São os componentes que mais sofrem impactos e são os mais solicitados, tanto termicamente quanto estruturalmente.

Qual importância você dá para a pastilha de freio no seu veículo? Já buscou informações sobre a durabilidade ou conhece os sinais de quando é o momento certo de trocá-las? Continue a leitura!

O que é a pastilha de freio e para que serve?

As pastilhas de freio são peças pequenas, mais ou menos do tamanho de uma mão, que fazem parte do sistema de freio a disco do veículo. São um item necessário para uma frenagem e parada segura do carro.

Acompanhe conosco: quando o condutor pisa no freio, elas entram em atrito com o disco de freio. É um movimento necessário para o travamento. O disco é uma peça de metal fixada junto à roda. Basicamente, esse atrito gerado é o que faz com que as rodas parem, sendo essa a principal função das pastilhas de freio.

Mas é claro que, sozinhas, não teriam tal capacidade. Só que, falando de um sistema, essas pequenas peças são indispensáveis. Vale ressaltar que pastilhas que estiverem danificadas irão prejudicar a capacidade do seu carro de frear. Ou seja, pastilhas ruins colocam sua vida e a de seus passageiros em risco. Além disso, elas podem também danificar o disco e lhe causar um prejuízo extra.

Como funcionam as pastilhas de freio?

Como explicamos acima, as pastilhas de freio têm a função de gerar atrito para desacelerar e parar o veículo. Para isso, elas trabalham em conjunto com o disco de freio, que pode ser de material metálico ou até mesmo de carbono, além de outros materiais.

Vamos a um exemplo: você se lembra dos freios de bicicleta? As pastilhas funcionam de forma semelhante às das sapatas de freio. Na bicicleta, quando você puxa a alavanca de freio, as sapatas são forçadas contra a roda por meio de um sistema de cabos e a velocidade é reduzida até que ela pare totalmente. No veículo acontece algo bem parecido. Quando o pedal de freio é pressionado, um sistema hidráulico empurra as pastilhas contra o disco, reduzindo a velocidade do automóvel. Elas trabalham, geralmente, em pares e cada roda tem um dispositivo de frenagem.

O atrito gerado é o que faz com que as rodas parem, sendo essa a principal função das pastilhas de freio. (Foto divulgação)

Verifique o estado das pastilhas de freio periodicamente!

Destacamos que a principal razão para você sempre manter as pastilhas de freio funcionando corretamente está ligada a sua segurança ao dirigir. Como são componentes que sofrem bastante com desgastes, são essenciais para o sistema de freio do veículo, e caso venham a falhar, podem causar sérios acidentes e colocar a sua vida em risco.

Verificar o estado das pastilhas de freio periodicamente diz respeito a manutenção preventiva. O custo da troca das pastilhas de freio não costuma ser caro. Porém, ao ignorar a manutenção necessária, outros componentes mais caros, como os discos de freio, serão prejudicados e, dependendo do grau de desgaste, precisarão ser substituídos.

Quando as pastilhas de freio devem ser trocadas?

O ideal é que as pastilhas de freio tenham, no mínimo, 2 mm de espessura para garantir o bom funcionamento do sistema. Quando elas atingem esse tamanho, ou já estão menores do que isso, chegou o momento de fazer a sua substituição. Não existe um prazo determinado para a troca. Isso porque ele varia muito em função do quanto o veículo é utilizado e também do modo como cada pessoa dirige.

Teoricamente, quando as frenagens são mais serenas sua durabilidade tende a ser maior, mas quando há paradas bruscas e uma direção mais agressiva, a tendência é de haver uma redução na vida útil de todos os componentes do sistema de freios.

Quais os sinais que indicam desgaste nas pastilhas?

  • Frenagem ineficiente: você pisa no pedal e sente que ele não responde rapidamente? Sinal de alerta, pode ser pastilha gasta!
  • Pedal baixo: outro forte indicativo é o pedal de freio baixo. Preste atenção ao sentir mudança na altura do pedal.
  • Ruídos agudos: é preciso deixar bem claro que ruídos no sistema de freio nem sempre indicam problemas. Ao trocar as pastilhas, é comum que elas façam barulho por um tempo, e isso não quer dizer que exista um problema. Porém, se não foi feita nenhuma manutenção recente nos freios do veículo e ele começa os ruídos durante a frenagem (um ruído bem agudo de metal quando pressionados um contra o outro) pode ser que exista desgaste no sistema de freio.
  • Excesso de pó nas rodas: sabe aquele pó preto que fica na roda? Ele é totalmente normal e até esperado. Porém, quando você percebe que o seu acúmulo está aumentando muito sem ter havido mudança no seu trajeto, é preciso verificar as pastilhas.
  • Quilômetros percorridos: a necessidade de trocar a peça também tem a ver com os quilômetros rodados. O ideal é que a cada cinco mil quilômetros seja feita uma revisão nas pastilhas de freio. Vale lembrar que modelos de carros mais modernos já têm indicação no painel de quando as pastilhas de freio estão gastas e precisam ser substituídas.

Nunca se esqueça de que o sistema de freios precisa funcionar perfeitamente para garantir a sua segurança e evitar acidentes. Por isso, esteja atento à espessura das pastilhas de freio e, quando for substituí-las, opte por peças de boa qualidade para garantir uma durabilidade maior e também a eficácia dos componentes.

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Por fim, um bom sistema de freios pode salvar a sua vida. Continue cuidando de seu carro para que ele cuide de você também! 😉

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