Mercado automotivo, Peças

Pastilha de freio

Pastilha de freio Pastilha de freio

Parar o veículo no momento certo é essencial, brecar e as rodas do carro responderem rapidamente ao acionamento são imprescindíveis, não é mesmo? Hoje vamos entender um pouco mais sobre essa pequena peça – a pastilha de freio – que faz toda a diferença para o conjunto do bom funcionamento do seu automóvel.

Afinal, o que é o freio?

Trata-se de um sistema que vai parar ou reduzir a velocidade do carro. É um conjunto de peças que fica próximo das rodas e é composto, no total, por pedal de freio, alavanca do freio de mão, servo freio, fluido de freio, cilindro mestre, quatro cilindros de rodas, mangueiras, peças de ligamento e discos ou tambores.

Pastilha de freio | (11) 2014-8641

A pastilha de freio pode estar presente em duas ou quatro rodas e são responsáveis por pararem as rodas devido ao contato com o disco de freio. Se for um carro que transita frequentemente dentro de cidades, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos, cruzamentos ou sinais fechados, elas serão gastas em menos tempo.

São peças que devem se sujeitar a constantes verificações para não falharem quando mais precisamos. Mas qual quais são as peças que devem ser trocadas com maior frequência? A seguir listamos quais são para facilitar na hora de você fazer o check-up!

Fluido de freio: tem validade e deve ser trocado a cada 2 anos. Caso o motorista não faça esta troca, alguns elementos do freio podem oxidar.

Pastilhas de freio: duram em torno de 25 mil km, assim como o disco de freio.

Lonas de freios: são utilizadas no sistema a tambor, têm duração de 50 mil km.

Tambor de freio: dura 50 mil km. Ressaltamos que quando o carro tem câmbio automático, o desgaste das peças é ainda maior.

Uma excelente dica é sempre trocar o conjunto das peças. Sempre que você trocar uma peça da roda direita frontal, troque também a da roda esquerda frontal.