Dicas, Geral, Mercado automotivo

Palio pode destronar o Gol em vendas

Palio perdeu menos vendas e ganha força depois de 20 anos de seu lançamento aqui no Brasil

 

Disputa acirrada nas vendas entre Palio e Gol
Disputa acirrada nas vendas entre Palio e Gol

Ninguém duvida da liderança e da potência que o Volkswagen Gol exerce sobre o mercado, afinal o Gol é líder em vendas desde 1987. O Gol é o carro mais vendido no Brasil e permance sem grandes ameaças. E com o passar dos anos, o Gol foi acertando ainda mais, com sua motorização, visual e versões mais atraentes. E foi ganhando espaço no mercado e no coração dos motoristas.

O Palio foi lançado em 1996 como sucessor do veterano Uno, este que já acumulava bons frutos no mercado brasileiro. Com visual atraente e oferta de itens até então inéditos na categoria, o Palio caiu no gosto do brasileiro. E a partir das versões populares, o Palio se aproximou do Gol nas vendas. Seu design fez tanto sucesso que sobrevive até hoje na versão de entrada Fire. Em 2007, a Fiat lançou o Palio como modelo 2008, aquele modelo com as lanternas em forma de “U” invertido, mudanças que não fizeram tanto sucesso e que causaram polêmica. E após 15 anos, o Palio foi completamente renovado. Mas desde então sempre ficou à sombra do Gol…

Devido a lei que obriga os airbags frontais e ABS nos veículos vendidos no Brasil, forçadamente, houve o aposento das antigas versões de Gol e Uno, o G4 e o Mille, que não se enquadravam nessas condições, respectivamente. Sem o Mille e sem o Gol G4, os números despencaram. Enquanto isso, o Palio perdeu menos vendas e está perto da média de vendas do Gol.

A explicação exata do alcance do Palio é que ganhou mais opções em conta, ampliaram ainda mais o leque de opções e novas gerações. No caso do Gol, o problema é outro. O carro mais famoso da Volks no Brasil subiu de patamar, com sua versão mais barata por um preço elevado oferecido no mercado. Um dos motivos para esse ‘upgrade’ do Gol é o up!. O inédito compacto lançado passou a ser o carro de entrada da Volkswagen.

Apesar dos bons resultados do Palio, superar o Gol não é uma tarefa simples. Mas de fato, o Gol já não exibe a mesma forma em vendas como antigamente.