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Os queridinhos populares que sairão de linha em 2014

Gol, carro popular

Veja quais modelos estão para sair de linha e serem substituídos no mercado nacional

 

Kombi, o veículo mais antigo à venda no Brasil e no mundo!
Kombi, o veículo mais antigo à venda no Brasil e no mundo!

Antes de sair às compras de um novo carro é preciso se informar, e muito! As informações estão aí, a todo vapor, dos vários lançamentos, veículos a serem substituídos e como todo apaixonado por carros que somos, estamos aguardando a chegada da nova geração de veículos já divulgada pelas marcas.

Porém, a informação é triste, pois os populares nacionais estão com os dias contados. Como por exemplo, os modelos Gol da Volkswagen, Fiat Mille, o Celta da Chevrolet e o Ford Ka, em breve sendo substituídos por sucessores e novas gerações. Para a maioria dos modelos, o fim de linha acontecerá até 2014, ano em que ABS e air bags frontais passarão a ser obrigatórios em todos os veículos à venda no Brasil.

Já para os modelos mencionados como o Gol Geração 4 e o Mille, o futuro já está certo. O campeão de vendas e o mais barato da VW no Brasil será substituído pelo Up!, subcompacto revelado há um ano na Europa com provável produção na fábrica de Taubaté (SP). O Fiat pode até manter o nome, mas usará o “corpinho” da antiga geração do hatch italiano Panda, recentemente atualizado com linhas muito próximas às do Novo Uno. Para nós, brasileiros loucos por quatro rodas, o pequenino Up! ainda é um mistério. Isso porque não está claro se o modelo daqui será o mesmo produzido na Alemanha ou se será o Citigo, uma versão de baixo custo do Up! produzida pela Skoda, fabricante tcheca que pertence ao grupo Volkswagen.

O Fiesta Rocam, o carro mais vendido da Ford no Brasil, vem registrando o seu melhor desempenho em vendas desde o lançamento, em 2002. Só que uma década já se passou com a recente chegada do trio polivalente Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Etios, portanto, já nos foi apresentando a mudança: seu sucessor já está nas ruas, o New Fiesta.

O queridinho dos anos 80, o Mille só não é mais velho que a senhora cinquentona Volkswagen Kombi. Até hoje, o hatch resistiu ao tempo amparado no custo/benefício e na confiabilidade de sua manutenção. No entanto, o mercado de compactos está em plena revolução e o bom e velho Uno, sem ABS e air bags, não viverá além de 2014. Seu sucessor será a antiga geração do Panda italiano. Carro mais popular da Fiat na Itália, o velho Panda ganhou nova geração, com desenho quase idêntico ao do Novo Uno brasileiro. Só que a Fiat precisa de um compacto de entrada barato para enfrentar a concorrência. E a solução deve ser uma versão aprimorada do antigo Panda, já flagrado camuflado em testes no Brasil. Só não se sabe ainda onde o modelo será produzido. Especulava-se que seria na nova fábrica da montadora em Pernambuco, mas a última informação é de que sua montagem será em Betim, sede da Fiat.

O suntuoso Onix, lançado em outubro pela General Motors, chegou para ser o modelo mais vendido da Chevrolet no Brasil. Este sucessor direto do Corsa enfrenta diretamente os modelos Fiat Siena, O Voyage, Toyota Etios sedã e O Renault Logan.

Falando do Celta, um dos carros mais vendidos pela internet após sua campanha de lançamento, há muitos anos entre os cinco modelos mais vendidos do Brasil, no momento tem um futuro incerto. Estamos no aguardo da GM, a certeza que temos é que a GM também atualizará o gracioso Celtinha em breve.

Agora falaremos da Kombi… simplesmente o veículo mais antigo à venda no Brasil e no mundo! Lançada em 1950 na Alemanha, a pequena van conquistou legiões de fãs com seu clássico formato de “pão de forma”. Nos últimos anos, tornou-se “cool“, símbolo da moda retrô. Só que as limitações do projeto não devem permitir sua sobrevivência, especialmente a partir de 2014. Vale lembrar que até hoje a velha Kombi vende muito bem. O modelo traçou durante décadas o caminho de várias famílias e trabalhadores no mundo todo! A edição Last Edition celebra a aposentadoria da Kombi, mas certamente a montadora alemã está estudando uma forma de mantê-la, nem que seja só o nome.