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Os pequenos “elétricos” ganhando espaço no Brasil

Renault Twizy

O modelo elétrico da Renault terá um lote montado no Brasil.

Em parceria com a maior usina geradora de energia do mundo, Itaipu Binacional, a francesa Renault anuncia a montagem do pequeno elétrico Twizy no Brasil, seu city car elétrico que já vendeu 11 mil unidades na Europa.

Na Europa, o Twizy é comercializado por 7,9 mil euros, mas custaria cerca de R$ 60 mil no Brasil sem possíveis benefícios tributários. A Renault acredita que o valor cairia para algo em torno de R$ 28 mil e R$ 32 mil com os incentivos.

Com 2,32 metros, o Twizy leva duas pessoas. Para melhor entender o tamanho do pequeno possante podemos compará-lo ao Ford Ka, que possui 3,83 metros de comprimento. Seu motor elétrico gera potência equivalente a 20 cv e o carrinho tem autonomia para rodar até 97 quilômetros sem necessidade de recarregar as baterias.

O Twizy é o xodó da Renault. Ainda não foram divulgadas as especificações do modelo brasileiro, porém na França ele é oferecido em três versões, como o Twizy Freddie, Twizy Macaron e o Twizy RS F1.

Há tempos a montadora tenta trazer sua linha elétrica ao Brasil, porém a Renault já admitiu que há apenas um empecilho para a venda de carros elétricos no Brasil: a falta de incentivo do governo. “Nós temos uma das maiores gamas de carros elétricos da Europa, e todos estão à venda. Qualquer empresa que queira comprar um veículo de emissão zero pode vir negociar com a gente. Para o consumidor comum, infelizmente, ainda não dá: faltam incentivos”, afirma Carlos Henrique Ferreira, diretor de comunicação da marca, referindo-se ao alto custo final dos elétricos no país.