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O uso dos faróis durante o dia

Atualmente, o acionamento das luzes só é previsto em túneis e à noite. Agora, deve se tornar obrigatório o uso diurno do farol baixo em rodovias.

 

 

o facho de luz baixa pode ser percebido a 3 Km de distância.
o facho de luz baixa pode ser percebido a 3 Km de distância.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) deve ser alterado. Pois de acordo com um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, de autoria dos deputado Rubens Bueno, prevê a alteração dos artigos 40 e 250 do CTB, inserindo a obrigatoriedade da utilização de farol baixo em rodovias também durante o dia. Como conhecimento de muitos motoristas, a utilização do farol baixo, durante o dia, já obedecia a uma recomendação do CONTRAN, a Resolução 18/98, que orienta o acionamento deste dispositivo visando aumentar a visibilidade do veículo em relação aos demais integrantes do trânsito, sejam eles outros motoristas ou pedestres e ciclistas.

 

A obrigatoriedade do uso das luzes em rodovias tem como objetivo gerar mais segurança viária. Esta medida de segurança já era aconselhada pelo mesmo texto, mas passará a ser obrigatória após a aprovação do Senado Federal. A exigência dos faróis baixos na estrada, mesmo de dia, vai de encontro à regulamentação das motos no Brasil, que já são obrigadas a usar a luz o tempo todo.

 

A justificativa utilizada pelo autor é de que muitos acidentes registrados em rodovias tem como causa a pouca visibilidade por parte dos motoristas, já que os designs modernos dos veículos e as novas cores utilizadas veem contribuindo para ofuscá-los no meio ambiente mesmo durante o dia. Ou seja, com os faróis ligados, o carro fica mais visível independentemente das condições de luminosidade. Sob sol forte, por exemplo, alguns carros podem ser ofuscados pela própria cor ou formato da carroceria. Aí os faróis acesos fazem a diferença e o veículo continua visível para quem vem no sentido contrário da via. Podemos dizer que o facho de luz baixa é um prolongamento do veículo, visando sua maior percepção pelos demais, quanto à sua aproximação e eventuais manobras. Muitos não sabem, mas o facho de luz baixa pode ser percebido a 3 Km de distância!

 

A mudança na lei 9.503, pode ser encarada como um simples “bom senso”, onde ser visível nunca é demais. E como usar os faróis não aumenta consumo de combustível ou acelera desgaste de nenhuma parte do carro, a segurança extra nas rodovias é facilmente compensada. No entanto, a recomendação – agora obrigatoriedade – é apenas para o farol baixo. A luz alta, mesmo de dia, também pode ofuscar outros motoristas. Atentem-se!

 

Em países norte-americanos e europeus, a adoção desta prática já salvou muitas vidas, segundo estudos dos respeitados NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias) e da EuroNCAP (programa europeu de avaliação de carros).

 

Há uma grande vantagem para os motoristas, pois o uso dos faróis baixos acesos durante o dia, melhoram, e muito, a percepção das pessoas em relação ao nosso veículo. Vale lembrar que, no trânsito, compartilhamos espaços e, para isso, temos que efetuar uma verificação com a devida antecedência antes de ocupar um determinado espaço também. Este processo de verificação é realizado principalmente com os olhos, ou seja, a visão é o principal dos órgãos sensoriais no ato de transitar pelas vias públicas.

 

Ressaltamos que, o que fará a diferença é o “farol baixo” e não a lanterna ou meia luz, como é chamada por alguns motoristas.

 

Bom, com o projeto de lei sendo enviado ao Senado, o mesmo será revisado, e se aprovado, entra em vigor de imediato e fará com que os motoristas que descumprirem a norma recebam 4 (quatro) pontos – infração média – na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com multa de R$ 85,00. Portanto, muita atenção motoristas!

 

 

#AutoPeçasMolinaéConhecimento 😉