Feiras e Exposições, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo

O Salão do Automóvel de Genebra é oficialmente cancelado devido o surto do coronavírus

O Salão do Automóvel de Genebra, a tradicional feira de carros europeia, foi cancelado com determinação do governo suíço. Tal medida é contra a propagação do coronavírus; entenda.

O Salão do Automóvel de Genebra foi cancelado nesta sexta-feira (28). Um dos principais eventos automotivos do mundo, em sua 90ª edição, que teria início na próxima segunda-feira (2), para a imprensa, e estaria aberta ao público de 5 a 15 de março de 2020, foi cancelado de acordo com comunicado publicado no site do evento, com base em uma determinação do governo suíço que nenhum evento com mais de mil pessoas deveria ser realizado no país até o dia 15 de março por causa do coronavírus.

De acordo com o Conselho Federal da Suíça, a situação do país é “especial”, justificando este tipo de medida, em aplicação da legislação sobre epidemias. “Temos consciência de que a decisão terá consequências importantes para a população, mas permite a sua proteção efetiva e a da saúde pública”, diz a declaração do governo, que reforça os esforços para conter o coronavírus COVID-19.

Ainda segundo o comunicado, os organizadores aceitaram a decisão com pesar: “Lamentamos esta situação. Mas a saúde de todos os participantes é nossa e a principal prioridade de nossos expositores. Este é um caso de força maior e uma tremenda perda para os fabricantes que investiram massivamente em sua presença em Genebra. No entanto, estamos convencidos de que eles entenderão essa decisão”, disse Maurice Turrettini, Presidente do Conselho da Fundação. Os ingressos que foram comprados para o evento serão reembolsados. Segundo Turrettini – que é o responsável pelo salão – o caso de “força maior” livra as 160 marcas que iriam expor das responsabilidades contratuais. Cabe aos expositores decidir se pagam seus funcionários, incluindo modelos que ajudam a apresentar os veículos aos visitantes.

O Salão do Automóvel de Genebra é um dos mais importantes da indústria automobilística e é um dos principais eventos do ano onde as montadoras mostram a novas caras de seus produtos.

Coronavírus

Nesta sexta-feira, o número de casos confirmados de coronavírus no mundo chegou a 82 mil, sendo 2.800 mortes.

De acordo com a organização do salão, a montagem dos estandes estava em processo bem adiantado. Há uma semana, durante as coletivas de imprensa que anunciavam a edição do Salão de Genebra 2020, não havia nada que sugerisse que tal medida era necessária.

A situação mudou com o surgimento dos primeiros casos confirmados de infecção por coronavírus na Suíça, número que subiu para 15 até o momento, além de mais 130 suspeitas. A Suíça faz fronteira com a região norte da Itália, justamente o local mais afetado pelo surto do vírus na Europa. As autoridades da Suíça acreditam que o número de casos confirmados deve subir nos próximos dias e investiu para que os hospitais sejam capazes de examinar mil pessoas por dia.

Lamentavelmente, é mais um golpe forte que o coronavírus causa na indústria automotiva. Além de afetar a produção na Ásia, o vírus agora obriga o cancelamento de um dos principais eventos do mundo, considerado o mais democrático por acontecer em um país que não possui nenhuma fábrica de carros. Infelizmente, o coronavírus acaba de fazer mais uma vítima!

O Salão de Genebra é normalmente usada pela indústria automobilística para mostrar suas novidades tecnológicas, e muitas fabricantes já tinham grandes estreias marcadas para o grande evento, como: Audi A3 Sportback, BMW Série 4, Ferrari Roma, Hyundai i20, Kia Sorento, Mercedes-Benz GLA, Nissan GT-R50, Porsche 911 Turbo e o novo SUV Toyota Yaris europeu. Agora, é possível que a maioria dos carros seja apresentada somente pela internet. Como já ocorreu por parte da Volkswagen, que apresentou as fotos oficiais dos novos Golf GTI, Golf GTE e Golf GTD.

Os organizadores da feira ainda não divulgaram qual será a alternativa para o salão. Com 90 anos de história, o Salão do Automóvel de Genebra só foi cancelado por conta das guerras na Europa. O evento aconteceu ininterruptamente desde 1948.

Outros eventos cancelados

Desde o fim de dezembro, a epidemia do novo coronavírus vem provocando uma onda de reações, como fechamento de lugares turísticos, especialmente na Ásia. Outra preocupação é em relação a Olimpíada e Paraolimpíada de Tóquio, marcadas para acontecer entre 24 de julho e 6 de setembro. Outro gigante evento do setor de tecnologia, o Mobile World Congress, que aconteceria em Barcelona, na Espanha, também foi cancelado.

E mais um evento automotivo pode ser afetado por causa do coronavírus. O Salão do Automóvel de Pequim, na China, que aconteceria entre os dias 21 e 30 de abril. Os organizadores ainda não decidiram a nova data para o evento.

Uma pena. Já que tudo estava praticamente pronto. Um dos eventos automobilísticos mais importantes do mundo, o Salão de Genebra, que teria grandes lançamentos para esta edição. Mas a saúde deve ficar em primeiro lugar!

Saiba como prevenir o coronavírus

Leia mais:
Brasil registra primeiro caso fatal envolvendo airbag fabricado pela antiga Takata
Brasil: projeto de lei quer proibir carros movidos a combustíveis fósseis em 2030, com extinção em 2040
Enchentes e alagamentos: se o seu carro foi atingido, saiba o que fazer.
Acesse nossa loja virtual