Acessórios, Curiosidades, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

O que é, para que serve e como funciona um aerofólio?

 

Mais do que estética, o aerofólio tem a função de segurança. Vamos entender.

 

 

Para entendermos tecnicamente, o aerofólio é uma peça com função aerodinâmica instalada na carroceria, com a finalidade de ajudar a manter o veículo pressionado contra o solo quando em movimento.

 

Saiba também que o aerofólio não é somente um opcional esportivo para deixar o carro mais descolado, embora muitos motoristas o encarem dessa forma. O equipamento tem uma função específica e como explicamos acima, foi desenvolvido para manter o veículo firme ao chão.

 

Aerofólio do Chevrolet Astra.
Aerofólio do Chevrolet Astra.

O aerofólio automotivo, ou simplesmente aerofólio, é um equipamento com formato de avião e serve para dar estabilidade ao veículo. Geralmente quando o carro atinge a velocidade de 80 km/h, é quando o equipamento também atinge sua eficácia. O vento passa pelo equipamento e devido à aerodinâmica deste, o ar é forçado para baixo, empurrando o veículo para mais próximo do chão – o que baixa o centro de gravidade – proporcionando mais estabilidade no automóvel e facilitando na dirigibilidade.

 

Em razão de sua importância na concepção de um novo automóvel, os fabricantes investem milhões para tornar a aerodinâmica cada vez mais eficiente. Ao alterar a configuração de um carro simplesmente por estética, o motorista pode ver aumentar o consumo e diminuir a segurança do veículo. O aerofólio vai segurar o carro e exigir mais força do motor para se mover, assim ocorre o maior gasto em combustível. Já a perda de segurança se deve ao fato de o acessório modificar a resistência ao ar, reduzindo tal estabilidade. Nesses casos, o acessório não tem a angulação certa e formato correto para cumprir a devida função. Quando o carro sai de fábrica com aerofólio, o equipamento é o encarregado justamente de agarrar o veículo tanto nas curvas e guinadas quanto nas retas em viagens longas e dar maior segurança.

 

Ele funciona exatamente ao contrário de uma asa de avião, ou seja, uma asa de avião invertida. Enquanto na aeronave as asas se posicionam para o levantamento de voo, no carro, essa asa invertida age no sentido oposto, prendendo o veículo ao solo. A pressão aerodinâmica, aquela que segura o carro no chão, é consequência de dois fatores: o formato e o ângulo de inclinação do aerofólio.

 

Os veículos onde o uso dessa ferramenta é imprescindível são os carros de corrida. Nos carros de passeio, o aerofólio também é utilizado, mas geralmente serve apenas de adorno, para dar aquele estilo e um ar de esportividade!