Aplicativos, Dicas, Geral, Mercado automotivo

O mundo automotivo super conectado!

Audi Smart Display tablet
Audi Smart Display tablet

 

Os salões do automóvel nos deixam com os olhos brilhando! É de lá que surgem as principais novidades da indústria automobilística. Porém, um evento em Las Vegas tem sido o protagonista há alguns anos, com uma feira internacional de tecnologia, a CES e em 2014 a participação de mais fabricantes foi recorde. Ao todo, nove construtores mostraram novidades no evento, como a Audi, BMW, Chrysler, Ford, GM, Hyundai-Kia, Mazda, Mercedes e Toyota.

Quanto à tecnologia, a Mercedes e Hyundai estão bem conectadas! Os processadores e sistemas operacionais, cada vez mais passam a fazer parte dos carros. Um sistema da Mercedes, por exemplo, consegue conectar o computador de bordo dos modelos a smartphones ou relógios projetados especialmente para esse fim, permitindo ao condutor programar o GPS à distância, monitorizar dados sobre combustível, climatizador e trancamento das portas. A marca alemã também levou ao CES o sistema Nest, que permite controlar à distância a temperatura do ar condicionado de casa.

 

Falando um pouco mais sobre conectividade, a sul coreana Hyundai apresentou uma versão do Genesis equipada com o BlueLink, mecanismo que liga o carro ao Google Glass. Com isso, o condutor pode ligar o motor, o ar condicionado, gerir o GPS e diversas outras funções através dos óculos da empresa de tecnologia ou de smartphones.

 

O Android também foi o escolhido da Audi para o Audi Smart Display. Com funcionamento semelhante ao de um tablet, que pode ser retirado do carro. O sistema tem ecrã de 10,2 polegadas e liga-se ao carro através de wifi para permitir que os passageiros controlem funções como o rádio e acedam à internet através de LTE, um tipo de conexão móvel de alta velocidade que pode chegar aos 100 Mbps. A conectividade é fornecida pela AT&T. O tablet, que traz processador Tegra T40 da NVidia, tem acesso ao Google Play e com a possibilidade de descarregarem ainda uma das 950 mil aplicações existentes.

 

A gigante norte-americana, inclusive, deu um passo mais incisivo para a expansão do seu sistema Android. A empresa criou o Open Alliance Automotive, em parceria com fabricantes como a Audi, a General Motors e a Honda. A ideia é desenvolver um sistema operacional para carros. A plataforma estaria para os veículos como está o Android para os smartphones. O desenvolvimento seria um ponto fundamental para o aprimoramento das tecnologias dos carros autônomos.

 

Show!