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Novo Golf Nacional já está entre nós

Novo Golf Nacional 2016

Difícil encontrar algo que possa distinguir o novo Golf, fabricado no Brasil, do modelo importado. Dianteira, laterais e traseira estão iguais às de qualquer Golf 2016 mas um emblema pode mudar tudo: “MSI”. Grafado na tampa do porta-malas, a sigla revela que o novo modelo, versão hatch nacional, possui motor 1.6 de 16v e com 120cv

Feito no interior do Estado do Paraná, na cidade de São José dos Pinhais, o carro tem previsão de lançamento no mercado no próximo mês, fevereiro, mas o modelo já pode ser flagrado em algumas concessionárias exclusivas Volkswagen na versão para test-drive.

O interior e seus acabamentos também não foram alterados, mantendo-se o padrão do modelo que era importado. A versão Comfortline, por exemplo, apresenta-se com painel em detalhes que remetem à inovação do aço escovado, possuindo rodas de liga leve de 17″ com pneus Dunlop 225/45. Controle de tração e estabilidade com asisstência para partidas em subidas, também são destaques no Golf Comfotline.

A versão Highline, importada, com motor 1.4 turbo e 140 cv, será mantida no mercado brasileiro e essa é boa notícia para os admiradores de carros que desenvolvem boa velocidade e desempenho pois o nacional deixa a desejar nestes quesitos.

A diferença entre o curto tempo de resposta à acelaração do motor 1.4 turbo ante ao novo 1.6, que é aspirado, é notória. O motor atual tem redução de torque de 8,7 mkgf com a percepível queda no desempenho graças ao aumento de 2.500 no rpm.

Dirigindo, para tornar o novo Golf nacional semelhante ao modelo importado do México é necessário pisar mais fundo, enquanto que tal esforço torna-se inútil nos veículos com motor 1.4, que possibilitam uma resposta rápida com apenas um leve toque no pedal.

A Volkswagen também efetuou mudanças no câmbio: a embreagem dupla em caixa automatizada dá lugar à automática do modelo Tiptronic em seis posições com aletas no volante, que possibilitarão a troca manual, e modo esporte. Apesar da inovação, as trocas são lentas, diferentemente das executadas no modo DSG.

A principal mudança no Golf Nacional está na suspensão traseira, agora com eixo de torção. O sistema presente no modelo 1.4 é o multilink. No entanto, essa diferença é imperceptível ao condutor enquanto o veículo trafega em condições normais. Porém, em curvas com velocidade elevada, o motorista que conhece o sistema antigo sentirá a alteração já que o multilink proporciona maior estabilidade na manutenção das rodas perpendiculares ao chão, o que não ocorre com o eixo de torção.

Quanto ao conforto, nenhuma mudança; o novo Golf nacional permanece com a mesma comodidade e proteção do modelo mexicano.

Com relação ao custo, a Volkswagen ainda não divulgou em razão de não tê-lo lançado oficialmente. Contudo, ainda que não possua tantas ferramentas tecnológicas como o modelo importado, a versão brasileira não terá grande redução de preço em comparação à que desembarca no porto. Revendedores apontam que a versão Comfortline poderá valer entre 74.590 (câmbio manual) e de R$ 79.990 (automático). Os modelos mexicanos custam entre R$ 76.790 (manual) e R$ 83.290 (câmbio DSG de sete marchas).

Apenas o modelo Comfortline terá o motor 1.6 pois a linha Highline será equipada com o motor 1.4 turbo flexível, presente no modelo A3 Sedan, da marca Audi, também fabricado no Brasil. Neste caso, o motorista terá 10cv de potência a mais do que o Golf mexicano e câmbio Tiptronic com a mesma suspensão do Comfortline.

O Golf GTI, modelo esportivo da montadora alemã, fecha a nova linha de produção brasileira com motor de 220 cv.

A justificativa no adiamento do lançamento é a grande concentração, em estoque nas concessionárias, do modelo importado. Para tentar reduzí-lo, descontos de até R$ 10 mil para a linha 2015 estão sendo oferecidos aos consumidores.