Auto Peças Molina, Dicas, Geral

Novembro Azul: prevenir-se é vencer o preconceito

O Novembro Azul chegou e com ele a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata ganham força. Homens, cuidem da saúde!

Neste ano em que os olhares estão voltados para a pandemia pelo novo coronavírus, muitas doenças continuam existindo e afetando a vida de milhares de brasileiros, entre elas o câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente para 2020 foram esperados 65.840 novos casos, porém podem não ser diagnosticados a tempo por conta do isolamento social. E pensando nessa realidade que envolve a importância da obtenção do diagnóstico precoce e da continuidade do tratamento, mesmo em tempos pandêmicos, alertamos aqui sobre mais uma edição do Novembro Azul que visa conscientizar os homens sobre a sua saúde.

Assim como o mês de Outubro é marcado pela cor rosa e coloca em pauta a prevenção ao câncer de mama, no mês de Novembro muda-se a cor, porém a luta é a mesma, com foco ao combate, conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Essencial lembrar a população masculina a importância em cuidar melhor da saúde, deixando de lado qualquer preconceito ou vergonha. Infelizmente, o preconceito ainda é o maior vilão dos homens no combate à doença.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga, na frente do reto, e que envolve a parte superior da uretra, por onde passa a urina. É parte do sistema reprodutor masculino que produz um líquido para transportar os espermatozoides, produzidos nos testículos e levados até a vesícula seminal. Em conjunto com as secreções das vesículas seminais e das glândulas periuretrais formam o sêmen, expelido durante a ejaculação. Quando ocorre malignização das células da próstata, elas se multiplicam de forma descontrolada, formando tumores cancerígenos.

O câncer de próstata é um dos tumores malignos mais comuns em homens, depois do câncer de pele. Estima-se que um a cada seis homens desenvolverão a doença durante a vida, especialmente os adultos acima de 50 anos, já que ela está relacionada ao envelhecimento masculino. Dessa forma, é indicado que todo homem a partir dessa idade faça consultas regularmente e realizem o exame de toque retal, que indica alterações na glândula (endurecimento ou nódulos), além de um exame de sangue, a dosagem do PSA. Pacientes com histórico familiar de câncer de próstata e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Campanha Novembro Azul

De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de próstata é considerado a segunda patologia que causa mais mortes no Brasil, isso ocorre porque as células se multiplicam de forma desordenada formando um tumor maligno.

O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, e também para aqueles que possuem um fator de risco, que envolve história familiar forte para câncer de próstata e também homens afrodescendentes. Veja abaixo quais são os principais sintomas e fatores de risco.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– Dor óssea;
– Dores ao urinar;
– Vontade de urinar com frequência;
– Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

– Histórico familiar de câncer de próstata – pai, irmão e tio;
– Raça – homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
– Obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.

No mês de conscientização sobre a saúde do homem, seja herói da sua saúde! Vamos vencer este preconceito!

(Vídeo/Fonte: SescBrasil)

Leia mais:
Aplicativo: CNH Digital vai permitir pagamento de multa com 40% de desconto
Parabéns à Auto Peças Molina pelos seus 28 anos de existência
Cinto de segurança: Takata é novamente investigada
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.