App, Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Mobilidade, Peças, Tecnologia

Movi Eletric inaugura fábrica de carros elétricos no Brasil

A Movi Eletric, fabricante nacional, inaugurou sua fábrica em Toledo (PR), para produzir os primeiros veículos elétricos no país.

A Movic Eletric, empresa brasiliense, inaugurou na última sexta-feira (26), sua fábrica de montagem de carros elétricos no Biopark – Parque Tecnológico no município de Toledo, Paraná. A eletrificação de carros continua transformando a indústria automotiva. Foi dado um grande passo para a mobilidade elétrica nacional.   

Movi Eletric com três modelos de elétricos

A montadora brasileira Movi Eletric, inicialmente, produzirá três modelos de carros 100% elétricos. Será oferecido um modelo sedã e dois equipados com pequenas caçambas para diferentes tipos de cargas.

Em sua linha de montagem, o primeiro é um automóvel compacto com capacidade para dois passageiros, enquanto os outros dois são pequenos utilitários, dos quais um comporta um baú e outro uma caçamba. Por semelhança, o pequeno elétrico lembra um Renault Twizy.

Sua fabricação de automóveis entra na categoria de micro carros elétricos, categoria L6e. Ou seja, trata-se de mini carros urbanos com autonomia de 150 km, sem a necessidade de recarregar. Inclusive, os futuros proprietários, poderão recarregá-lo em tomadas convencionais de 110V e 220V. O tempo de carregamento da bateria de 48V varia de 5 a 7 horas. Desenvolvidos para o deslocamento em pequenas distâncias, eles não ultrapassam a velocidade de 50 km/h.

Este modelo é o Sero Eletric sedã que será produzido no Brasil. (Foto divulgação/Fonte: Movi Eletric)

A empresa Movi Electric foi fundada em 2020, possui escritórios em Toledo e Brasília, e é representante exclusiva para comercialização, montagem e fabricação dos carros elétricos desenvolvidos pela Sero Electric, da Argentina, que vem atuando nesse mercado há mais de dez anos.

“Com a produção no Biopark podemos incluir, gradualmente, equipamentos produzidos no Brasil, como também desenvolver tecnologias próprias. Assim, conseguiremos otimizar o preço dos veículos e assegurar a sua contínua evolução”, informou o diretor executivo da Movi Electric, Paulo Lopes.

Os carros elétricos possuirão gestão de frota inteligente, com sistema e aplicativo, para empresas e órgãos públicos.

Mini veículos elétricos, porém resistentes!

Além de comportarem até 270 kg, os modelos elétricos são equipados com motor de 4 kw de potência (5,4 cv), possuem freios ABS e filme protetor UV contra raios solares e luzes em LED para auxiliar na economia de energia.

De acordo com a Movi Eletric, os veículos desenvolvidos, embora pequenos, tem estrutura rígida e segura. Sua alta resistência vêm da carroceria feita de ligas de alumínio. Além disso, traseira e dianteira utilizam aço tubular para resistir a impactos.

Em seu primeiro ano de funcionamento da indústria Movi Eletric, no Paraná, a montadora pretende produzir cem unidades dos mini carros elétricos. E querem mais: já pensam em ampliar seu catálogo de veículos elétricos, incluindo motos, caminhões, ônibus e até mesmo aviões.

Leia mais:
Nova Lei de Trânsito: alterações no CTB entram em vigor em abril de 2021
Volkswagen defende uso do etanol em carros elétricos no Brasil
Petrobras anuncia mais um aumento para a Gasolina e Diesel
Buscando peças automotivas, hein? Dá uma olha na nossa loja virtual!