Geral, Leis, Multas

Motorista que ignorar vagas exclusivas tomará multas mais severas

Multa para quem estacionar em vagas para idosos ou deficientes fica 140% mais cara.

 

Todo mundo sabe que vagas para pessoas com necessidades especiais, para idosos, e gestantes, tem que ser respeitadas. Mas na prática, não é o que acontece. Agora vamos ver, com a punição maior!
Todo mundo sabe que vagas para pessoas com necessidades especiais, para idosos, e gestantes, tem que ser respeitadas. Mas na prática, não é o que acontece. Agora vamos ver, com a punição maior!

Hoje em dia, ainda há muito desrespeito no trânsito das cidades. Principalmente em relação aos motoristas que ignoram e estacionam em vagas exclusivas por lei, destinadas à idosos e deficientes físicos. Mas agora, a coisa ficou séria! Aliás, mais séria e com punição maior!

A partir de agora, a multa para uso indevido de vagas de estacionamento destinadas a idosos e deficientes físicos passa a ser considerada grave, com multa de R$ 127,69. Além do prejuízo financeiro, o motorista que desacatar a medida receberá 5 (cinco) pontos na carteira de habilitação e, como já era previsto, poderá ter o veículo guinchado. Antes, a infração era considerada leve, com multa de R$ 53,20 e 3 (três) pontos na carteira.

A nova medida altera o Código de Trânsito Brasileiro e considera como vias públicas os estacionamentos externos ou internos das edificações de uso público ou de uso coletivo, o que inclui shopping center, supermercados e clubes. A mudança foi determinada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, conforme a lei 13.146, sancionada em 6 (seis) de julho de 2015 e que passa a valer 180 dias após sua publicação.

Portanto, com essas decisão das autoridades, os motoristas que não respeitarem as vagas reservadas para idosos ou deficientes a punição vai ficar mais severa! Além de sentir no bolso, os motoristas infratores também podem levar uma multa moral.

Apesar de mexer com o bolso, referente ao aumento de 140% da multa e da penalidade mais pesada, especialistas não acreditam em mudança drástica de comportamento por parte das pessoas que usam indevidamente as vagas reservadas, principalmente em espaços privados. Isso porque a fiscalização cabe aos agentes municipais de trânsito, que dificilmente estarão nestes locais. No entanto, as pessoas também podem colaborar, denunciando ou chamando a fiscalização pelo 156.

Esperamos com fé e bom senso que se concretize a boa convivência e o respeito dos motoristas em relação às leis no trânsito das cidades desse “Brasilzão”!

 
#AutoPeçasMolinaéRespeitonoTrânsito 😉