Auto Peças Molina, Dicas, Documentos, Geral, Indústria Automobilística, Peças

Motor do carro: 5 dicas para aumentar sua vida útil

A vida útil do motor do carro está totalmente relacionada à forma como o seu veículo é utilizado e aos cuidados que você tem com ele.

Motor do carro com problemas, é sinônimo de dor de cabeça. Para evitar problemas no motor do carro, manter uma manutenção constante é perfeito para manter sua vida útil, porém adotar alguns comportamentos também são fundamentais.

Saiba que não existe segredo evitar problemas no motor do seu carro. Para isso, vale aquele velho ditado: prevenir é melhor que remediar! Confira, a partir de agora, cinco dicas que você deve seguir a fim de garantir uma melhor durabilidade do motor do carro.

5 dicas para aumentar a vida útil do motor do carro

1 – Você já leu o manual do carro?

Você já leu o manual do seu veículo? Se respondeu não, fique tranquilo, você não é o único. O manual do proprietário do veículo é um dos “best sellers” menos lidos do planeta. Isso mesmo! Poucos têm o hábito de conferir as instruções passadas pelas montadoras, mas o manual é de extrema importância, principalmente nos veículos zero quilômetro, informando tudo o que você deve saber a respeito da sua operação e conservação, além de orientações de segurança.

Uma leitura com atenção vai evitar, por exemplo, que você perca a garantia contratual ou provoque danos ao veículo. O documento deve acompanhar o carro durante toda sua vida útil, inclusive se este for vendido. E caso não lembre onde tenha guardado, saiba que todo fabricante disponibiliza em seu site uma versão digital do manual do seu veículo. Basta baixar e salvar em seu smartphone, tablet ou computador.

PS: Ok! Ok! Sabemos o que está pensando! Há muitas coisas nesta vida com o qual temos relações de amor e ódio. Normalmente, os manuais do proprietário dos carros se enquadram nesta categoria. Por um lado, acreditamos que tudo no carro deve funcionar de forma intuitiva e o manual do proprietário não deveria ser necessário. Mas, por outro lado, quando você precisa de informações complexas, ou precisa saber do calendário de manutenção do seu veículo vão estar no manual. O pareamento de um dispositivo Bluetooth com o carro pode ficar muito mais fácil com um manual, bem como saber os tipos de óleo, folgas de peças do veículo, números de série de várias peças do veículo, e muitas outras informações essenciais para manter seu veículo e o motor em um bom estado de conservação.

2 – Evite aquecer o motor antes de sair

Algumas pessoas costumam esperar alguns minutos com o motor ligado antes de começar a rodar, mas essa hábito não é necessário. O tempo que você leva para ajustar o cinto, ligar o motor e ajustar o banco já é suficiente para aquecer o motor.

A qualidade do óleo que você utiliza no motor do seu carro impacta diretamente no seu tempo de vida. (Foto divulgação)

3 – Realize a troca do óleo e dos filtros

Os filtros de ar, de combustível e de óleo são responsáveis por evitar que impurezas cheguem ao motor do carro. Por isso é importante que eles sejam trocados periodicamente (recomenda-se a troca a cada 10 mil km rodados).

4 – Escolha os filtros de ar e de óleo certos

Economizar nesses dois filtros é a pior decisão para a saúde do motor do seu carro. Se você não trocá-los ou escolher uma peça de qualidade duvidosa para substituir, corre o risco do seu carro ter um problema mais grave. É importante que a substituição seja feita pelo produto indicado nas especificações do veículo. Dicas: os filtros não costumam ser tão caros.

5 – Faça a passagem de marchas com inteligência

Alguns motoristas fazem a passagem de uma marcha para outra de forma muito brusca, e isso pode danificar as engrenagens do câmbio e diminuir a vida útil do motor. Quando o motorista passa da primeira marcha para a terceira muito rápido, por exemplo, isso faz com que o motor sofra acelerações bruscas, e pode danificar as válvulas internas.

Manutenção preventiva para o motor durar mais

Aqui vai aquela analogia com a nossa saúde. Ter uma vida saudável e se submeter a exames com frequência evita surpresas. Realizar a manutenção preventiva vai fazer o motor durar mais, inevitavelmente. No caso dos carros 0 km, obedecer as revisões periódicas conforme a recomendação do fabricante asseguram a garantia.

Para os seminovos, usados ou modelos que já passaram da garantia, vale manter os intervalos de manutenção a cada 10 mil km. Além de estar atentos a trocas periódicas de óleos, fluidos e filtros, e estar com os bicos injetores do motor e velas sempre regulados.

Por fim, seja cuidadoso com seu automóvel. A principal atitude a ser tomada é nunca deixar a manutenção veicular de lado.

Leia mais:
Tecnologia automotiva que nos salva no trânsito
Seguradora Líder: entidade não administrará o Seguro DPVAT em 2021
Contran estabelece novos prazos para serviços de trânsito
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.