Curiosidades, Geral, Indústria Automobilística, Mercado automotivo, Peças

Modelos de carros da Ford são impressos em 3D

Modelos de carros já podem ser impressos em 3D por preço acessível. Confira os modelos que a Ford disponibilizou em sua loja online.

 

 

Ford Raptor 3D (foto divulgação).
Ford Raptor 3D (foto divulgação).

Do famoso modelo “Ford T” ao carro 3D! É isso mesmo! A fabricante de automóveis Ford saiu na frente no quesito inovação. Vamos entender o que a Ford propôs ao mercado automotivo desta vez… 😉

 

A montadora norte americana é a primeira empresa a disponibilizar aos seus clientes, downloads de modelos pré-impressos, imagens digitais de arquivos 3D, para a venda em sua loja online.

 

E aí? Já viajou na ideia, né? Pena que ainda não consigamos imprimir carros de verdade. São apenas modelos em escala reduzida, na proporção 1/32, de admiráveis clássicos da marca, como o Ford Shelby GT350R e o novo Ford GT. Na loja online, ou melhor dizendo, no site da Ford – Ford 3D Store – é possível baixar réplicas também dos modelos F-150 Raptor, Focust ST e Fiesta ST e de suas imagens digitais. Cada um dos carros custa US$ 39 (cerca de R$120). Para adquirir um modelo ou imagem digital 3D, o comprador deve se registrar no site e concordar que o produto não será usado comercialmente.

 

Você pode estar aí pensando que tudo isso não passa de uma brincadeira de criança, afinal comprar miniaturas de modelos de carros é fácil em diversas lojas de brinquedos… Mas o fato é que, temos a oportunidade de escolher aquele carrão dos nossos sonhos e que tanto admiramos, e mesmo que em menor escala, já se torna super especial! E vamos aguardar por mais, pois segundo a Ford, em breve mais modelos serão adicionados no site.

 

Então, você lembra do primeiro computador? Eletro mecânico? Não se imaginava o que seria possível fazer com ele após anos de evolução! Acreditamos que o mesmo se aplica a impressão 3D! Essa é uma tecnologia que ganhou destaque recentemente e está empolgando artistas, artesãos, empresas e pessoas comuns pelo mundo. E com os avanços na tecnologia de impressão 3D sendo feitos a cada dia e as predições que o custo de se possuir uma impressora 3D vai se tornar mais viável para os consumidores, parece que essa inovação tecnológica veio para ficar mesmo.

 

Contudo, ainda estamos na lua de mel com a impressão 3D e admiramos o que ela pode fazer. E por aí vai, ganhando espaço na mídia e entre o público em geral esse “futuro” que chegou, embora a impressão 3D, é claro, ainda tenha um longo caminho para percorrer.