Dicas, Geral, Mercado automotivo

Meu primeiro carro. Poder, alegria e independência.

Meu primeiro carro

Quem já começa a se planejar com antecedência tem mais chances de conseguir comprar o primeiro carro.

Compare os preços, o design e avalie se o carro atende as suas necessidades.
Compare os preços, o design e avalie se o carro atende as suas necessidades.

Quando se completam os 18 anos de idade, para os homens principalmente, um grande sonho é tirar a carteira de habilitação. O carro não é um mero veículo pra eles. O carro é considerado como algo além do que um apanhado de ferro redesenhado e construído com tecnologia automotiva! Para as mulheres, especificamente, comprar um carro traz o sentimento de independência e vitória. Ainda mais se tratando do primeiro carro. Sabe como é, o primeiro amor nos deixa completamente cego!

Não é preciso ser um grande apaixonado por carros para valorizar a primeira compra. Poucas sensações são tão intensas como aquelas vividas nos primeiros metros inaugurais com o carro recém financiado. Então surgem as reflexões: “putz, tô lascado para pagar” ou “meu carro é o melhor do mundo!”.

A primeira dúvida é: novo ou usado? Depende. Especialistas e amantes de carros dizem que é preciso analisar, pois ambos possuem vantagens e desvantagens. Se você conseguiu juntar dinheiro para comprar um veículo, antes mesmo de escolher o modelo já comece a pesquisar, visite concessionárias, leia jornais, pesquise muito pela internet e confira não somente os preços, mas as versões dos carros disponíveis, seus acessórios e os equipamentos feitos para o veículo.

Vão surgindo o interesse por alguns modelos, então compare os preços, veja o design e avalie se o carro atende as suas necessidades. O mais importante é levar em conta os gastos que o carro terá ao logo de sua vida útil em termos de rodagem e manutenção. Não se assustem, mas um carro pequeno chega a despender até R$ 10 mil por ano (cerca de R$ 830,00 por mês), ou seja, é um filho!

Fiquem ligados nas despesas como, combustível, seguro, serviços, peças, mão de obra e impostos como o IPVA. Por isso, um planejamento é imprescindível, é preciso saber que a compra do carro implica em despesas posteriores.

Escolhido o modelo, é hora de optar pela forma de pagamento que mais se encaixa no seu bolso. No caso do “Consórcio”, é uma das formas de pagamento mais escolhidas pelos motoristas devido à isenção de juros. Porém o tempo de espera pode ser grande. Não há garantias de receber o carro em pouco tempo. Em relação ao “Crédito Direto ao Consumidor”, é indicado para prazos de dois anos. O carro fica em nome do proprietário, mas é colocado como garantia de dívida. E sobre o “Leasing”, a concessionária cede ao cliente o uso do carro por um prazo determinado, recebendo uma contraprestação. Ao final do contrato, a pessoa decide se devolve ou compra o veículo pelo valor contratado.

Não tem jeito, somos apaixonados por carros! A paixão pelo veículo gera uma imagem irreal do mesmo! É algo inexplicável, um sonho! Ninguém pode falar mal do seu carro. Sabe como é…