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Manutenção preventiva dos freios de seu veículo

Você está dirigindo tranquilamente e de repente precisa parar o carro imediatamente e o freio falha, e pronto, um acidente acontece. Bem, isso pode ser evitado, ou melhor, minimizado com a correta manutenção do sistema de freios de seu automóvel. O bom funcionamento dos freios do seu carro exige cuidados no uso e na manutenção. A manutenção correta se faz através da verificação do nível do fluido de freio e do material de atrito, ou seja, as pastilhas, no freio a disco, e as lonas, no sistema a tambor.

No uso contínuo de um veículo, nenhum componente é tão intensamente sujeito a esforços e a altas temperaturas quanto o sistema de freios. É uma das partes mais importantes e vitais do veículo. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.

O uso contínuo dos freios durante um período resultará em desgaste natural de alguns de seus componentes. Estes desgastes serão compensados por dispositivos automáticos de ajustagem incorporados ao sistema de freio pelo fabricante. Contudo, a necessidade de substituição de certos componentes após determinado tempo de serviço deve ser prevista.

Imagem . Freio2São vários os sintomas que definem a necessidade de serviços nos freios. Fiquem atentos aos mais comuns:

– A luz do painel se acende;

– Necessidade de completar o reservatório de fluído de freio constantemente;

– Chiados ao frear, aos poucos perdendo sua potência;

– O pedal do freio pulsa ou cede (abaixa) quando acionado, entre outros.

 

Fluido de freio

O óleo de freio é um líquido sintético com a característica de ser indeformável que circula pela tubulação e é o responsável por transmitir a pressão que faz acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos.

O óleo de freio deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deve ser completado utilizando sempre fluido da mesma marca. Sua substituição total deve ser feita anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

Pastilhas e lonas de freio

Existem algumas pastilhas que avisam o momento da troca. Quando estão gastas, o indicador de desgaste produz um som agudo. Outras possuem um sensor que acende uma luz no painel. Para aquelas pastilhas sem indicador, há uma abertura para inspeção na pinça, em que é possível observar o quanto ainda resta. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros.

As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados.

Freio de mão

O freio de mão ou freio de estacionamento trava as rodas traseiras do carro, ele funciona tanto nos discos ou nos tambores de freio dependendo do tipo do seu carro. A alavanca do freio de mão alta sinaliza que ele está desregulado. A regulagem ideal é 4 cliques ou 4 dentes.

 

Entre as principais recomendações, estão:

– Troca do fluído de freios a cada 10.000 km ou 12 meses;

– Verificação do estado das pastilhas dos freios e disco a cada 15.000 km;

– Não exceder a capacidade de transporte especificada pelo fabricante;

– É altamente recomendável não alterar as configurações do freio;

– Recomendável não alterar as características de fábrica, como a suspensão e rodas.

 

Lembre-se: o freio é um dos principais itens de segurança do seu carro! Todos os veículos, sejam eles seminovos ou novos, precisam observar os cuidados com a segurança.