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Manutenção preventiva: correia dentada e rolamentos

Saiba como e quando é hora de trocar a correia dentada do seu veículo e o cuidado com o tempo de uso dos rolamentos.

Correia dentada
Correia dentada

Como dica de reparação e benefício para você e seu bolso, caso nunca tenha trocado a correia dentada do seu carro, pedimos que comece a se preocupar! A correia dentada é um componente vital para o funcionamento do motor e muitas vezes é esquecida. Quando ela arrebenta, os prejuízos são grandes.

Essa peça, de extrema importância, atua no motor do veículo, sendo responsável por manter a sincronia entre o virabrequim que transfere a força do motor às rodas e o comando de válvulas que é responsável pela entrada e saída de gases no cilindro.

Composta por borracha, cordonéis de fibra de vidro e tecido de proteção para os seus dentes, a peça, que é conhecida tecnicamente por ‘correia sincronizadora’, começou a ser usada no início dos anos 60, durante o lançamento de motores nos EUA.

Quando a correia se rompe, em geral por desgaste não constatado pelo usuário, esta sincronia de trabalho entre os dois componentes é afetada. As válvulas começam a se movimentar de forma desordenada e os pistões permanecem trabalhando (subindo e descendo) sem critérios. A consequência pode ser catastrófica, os pistões e válvulas podem se chocar, ocasionando o empenamento das válvulas e danos ao cabeçote. Quando a correia se rompe com o motor em movimento, o carro para imediatamente, como se o motorista o tivesse desligado. Isso acontece porque os ciclos de alimentação e de escape do carro se interrompem e, neste caso, é possível que, na subida do pistão (para expulsar os gases da combustão) a válvula não recue no tempo certo, o que pode acarretar o empenamento de suas hastes. Pelo mesmo motivo, também são prováveis, danos nos pistões e demais componentes, causando um enorme prejuízo.

Como a durabilidade da correia dentada varia de acordo com cada carro, ainda mais se pensarmos em uma cidade com o trânsito de São Paulo, para evitar o seu o rompimento, verifique suas condições e efetue a substituição preventiva nas quilometragens recomendadas pelo fabricante do veículo, em geral, por volta de 50.000 km. A substituição da correia é relativamente barata quando comparada à retífica de cabeçote e à troca das válvulas amassadas. Fique atento aos ruídos provenientes do motor do carro. Em marcha lenta, no ponto morto, sem acelerar, a correia costuma emitir um ruído agudo e esse é o sinal que passou da hora da troca. Outra dica é, ao comprar um veículo usado, não hesite em substituir a peça, tensores e rolamentos auxiliares.

O rolamento é um mecanismo utilizado para guiar um movimento de rotação com a finalidade de reduzir o atrito de deslizamento e, dessa forma, diminuir as perdas de energia. Considerado componente de alta precisão, deve ser manuseado com cuidado. Mesmo que sejam rolamentos de alta qualidade, a vida esperada e seu desempenho podem ser prejudicas se forem usados inadequadamente.

Existem vários tipos de rolamentos com funções diferentes. Na parte de motor e acessórios elétricos, funcionam os rolamentos para polias e tensionadores, polias de compressores do ar condicionado e para alternadores. Na área de transmissão, há modelos específicos. Sistema de direção e até embreagens possuem rolamentos. Os mais conhecidos são os rolamentos de rodas que também são os que merecem muita atenção.

Como o rolamento está interligado com outras peças, é essencial escolher o modelo adequado para o tipo de veículo, garantindo o bom funcionamento do alternador. Além disso, o motorista deve evitar passar em enchentes e fazer a lavagem do motor do carro para não comprometer a vida útil da peça. No caso de rolamentos das rodas, o cuidado deve ser redobrado. A instalação correta também está diretamente ligada à precisão, vida e desempenho da peça.

Os rolamentos de rodas dianteiros e traseiros ficam localizados dentro do cubo de rodas e atuam durante a movimentação do veículo. São peças que se desgastam com o tempo, têm durabilidade mínima de 40.000km. Claro que depende muito do jeito que o condutor dirige, tipo de solo e a manutenção de outros itens de suspensão e direção. Quando já passou da hora da troca dos rolamentos de roda, o motorista e seus ocupantes podem estar correndo sério risco. É que as rodas podem travar com o carro em movimento e provocar acidentes. Por isso, é importante fazer a manutenção desses componentes que requerem cuidados especiais na troca.

Quando o assunto é segurança no trânsito, não se brinca! Agora que você sabe um pouco a respeito de correia dentada e rolamentos, fique de olho e faça a correta manutenção das peças para não ficar na mão.

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