Geral, Mercado automotivo

Mais bonito, mais econômico ou mais roubado?

Comprar um carro 0 KM pode não ser tão simples quando já se tem em mente o modelo, cor e vantagens como custo X benefício; é preciso analisar outros fatores.

carro roubado

 

Os compradores pesquisam entre os mais econômicos e mais “valentes” quando a necessidade é um veículo para trabalho que possa, por exemplo, transportar mercadorias. Qual a capacidade de carga do automóvel e limite de peso que ele suporta são as perguntas mais frequentes, além, é claro, do consumo de combustível por quilômetro percorrido.

 

Quando a demanda é por um automóvel de passeio para a família os compradores analisam espaço interno e conforto, sem se preocuparem demasiadamente com o rendimento do combustível.

 

Estas são precauções relevantes, mas saber qual o modelo que mais desperta o interesse dos ladrões não é menos importante pois as companhias seguradoras utilizam esta informação e estatísticas como um dos fatores no cálculo do valor do seguro de um automóvel.

 

Uma das maiores empresas de serviços de rastreamento e localização de veículos do Brasil, o Grupo Tracker, revelou um aumento de cerca de 10%, com relação a 2013, no número de chamados feitos por seus clientes até o mês de outubro de 2014. No ranking de estados com maior registro de roubos de automóveis São Paulo fica em primeiro lugar, seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. A preferência dos ladrões por utilitários esportivos foi o destaque.

 

OS 10 MAIS NA PREFERÊNCIA DOS LADRÕES

 

O Fiat Palio é o veículo mais vendido no Brasil, e também o mais roubado. Toyota Hilux é o segundo automóvel preferido pelos bandidos. Em terceiro e quarto lugar estão os modelos Gol e Voyage, consecutivamente, fabricados pela Volkswagen. O Fiat Siena (Grand Siena) aparece em quinto lugar nas estatísticas dos carros mais roubados. Na sexta colocação está o utilitário da Volkswagen, Saveiro, seguido por outro utilitário, a Strada, fabricada pela Fiat. Fox e CrossFox ocupam a oitava posição e os luxuosos Honda Civic e Toyota Corolla completam a lista dos dez carros mais roubados na 9ª e 10ª colocação.

 

Segundo especialistas, há duas motivações para o roubo de automóveis: o repasse dos carros inteiros e, talvez o principal objetivo dos ladrões, a revenda de peças no mercado paralelo. Carros que serão dificilmente localizados pela polícia e os úteis para usar em outros crimes também são preferidos.

 

Mas também existem fatores que desestimulam a ação de marginais no momento da escolha do carro a ser roubado como, por exemplo, cores extravagantes que, obviamente, facilitam a localização do veículo depois de roubado e tem menor procura no mercado paralelo.

 

Os modelos importados e de alto valor também são menosprezados por despertarem muita atenção e possuírem sistemas de segurança mais avançados do que se encontram normalmente em outros modelos, dificultando a ação dos ladrões.
Grande parte dos roubos de automóveis acontece para atendimento de “encomendas”. Assim, qualquer modelo pode se tornar alvo dos bandidos desde que o mercado negro possua um comprador interessado. Os automóveis menos comuns também são os menos roubados em comparação com os modelos populares por existirem em menor quantidade.

 

Outro fator que desencoraja o ladrão no momento do roubo é a utilização de rodas comuns em um veículo. Quando as rodas são de liga leve, cromadas e de design arrojado, elas são vendidas facilmente porque não existe uma identificação delas com o veículo roubado e, assim, muita gente acaba comprando-as sem saber se são fruto de um roubo.

 

Qualquer cidadão, motorista, pode contribuir para a redução no roubo de automóveis com uma simples mudança de atitude: deixando de adquirir peças sem procedência para seu automóvel no mercado negro ou em desmanches ilegais que não comprovam com notas fiscais, ou outros documentos, a idoneidade de seus fornecedores.

 

Porém, mesmo tomando todos os cuidados para evitar que seu automóvel seja roubado, se você for abordado (a) por um ladrão disposto a subtrair-lhe o veículo não hesite em entregar-lhe o bem pois os marginais disparam suas armas de fogo por mínimas reações das suas vítimas. O seu maior bem é sua família e sua vida, lembre-se disto.