Dicas, Geral, Mercado automotivo

Já imaginou como serão os carros do futuro?

Carro do Futuro
Veículo elétrico emprega Leds para formar o painel e os faróis traseiros
Veículo elétrico emprega Leds para formar o painel e os faróis traseiros

Imagine-se num ambiente repleto de recursos inovadores que só facilitariam o dia-a-dia, como por exemplo ter como transporte uma nave espacial veloz. Imaginou? E se imaginarmos sendo membros da Família Jetsons?

Com tantas tecnologias que já começaram a ser desenvolvidas, dá para imaginar a seguinte cena nas próximas décadas: você entra numa estrada e resolve relaxar. Então solta o volante e fala para o computador de bordo que quer assistir a um filme. Seu comando de voz é aceito e aguarda baixar o filme da internet, enquanto o banco se ajeita sozinho para a sessão. Nessa hora, o carro detecta um problema na parte elétrica. Mas ele nem o avisa, você sabe que pode ficar tranquilo o tempo que estiver no carro, pois o mesmo faz o download da última versão do software que corrige isso e pronto. Bom, a pipoca que você abriu para ver o filme deu muita sede. É só parar o carro e beber um pouco d’água no cano do escapamento. Essa água, totalmente potável, é o único resíduo que sai do motor do seu carro do futuro, movido a hidrogênio. Motores assim não têm nada de ficção.

Diante da possibilidade de escassez de petróleo, os Estados Unidos investem bilhões de dólares em pesquisas nessa área. A eventual falta de petróleo também pode banir outro derivado dos carros, os plásticos. A tendência é que eles sejam substituídos por fibras de plantas, que são um recurso totalmente renovável, dizem especialistas das grandes empresas de automóveis. E quanto ao carro andar sozinho na estrada? Pura realidade, ou seja, são carros guiados por sensores, sem motorista, e foram demonstrados há cinco anos nos Estados Unidos. Quanto à eletrônica, o segredo está na velocidade das conexões sem fio com a internet. Com isso, até pequenos reparos no carro poderão ser feitos online.

Acreditamos estar no caminho certo! Hoje há sistemas de GPS capazes de indicar a posição exata do carro em cidades e estradas. Amanhã, em caso de acidente, por exemplo, o carro indicará automaticamente a posição do veículo para as equipes de resgate.

Nos Estados Unidos já foram testados sensores que guiam os carros nas estradas, não havendo a possibilidade de motoristas.

Para os modelos de carros superluxuosos, eles vêm equipados com DVD, vídeo game, telas de cristal líquido e micros que obedecem a comandos de voz. Amanhã teremos carros com internet sem fio com velocidade 300 vezes maior que a conexões de hoje, sem dúvida!

Também podemos falar dos carros top de linha que vem com sistemas que detectam um obstáculo à frente, com autonomia para frearem sozinhos. Nesse futuro, a tendência serão os faróis espertos, que acompanham a direção do carro nas curvas, com sensores infravermelhos e no escuro, eles detectariam pedestres desavisados a cerca de milhares de metros.

Nossos carros estarão cada vez mais parecidos com os robôs do filme Transformers. Os carros estão ganhando sistemas eletrônicos de controle para facilitar a vida dos motoristas e manter a segurança em dia.