Dicas, Geral, Imposto, Indústria Automobilística, Leis, Mercado automotivo

IPVA 2018: calendário de pagamento é divulgado e começa na terça-feira

Contribuintes podem pagar o IPVA 2018 em cota única, com ou sem desconto

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo divulgou o calendário de pagamentos do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – de 2018. Ok, gente! O ano mal começou, sabemos disso, mas quem tem carro já deve se programar para este primeiríssimo compromisso de 2018: pagar o IPVA!

Para automóveis, motocicletas, caminhonetes e ônibus, os valores poderão ser pagos em cota única até fevereiro ou em três parcelas, divididas entre os meses de janeiro, fevereiro e março. Aos contribuintes que quitarem o pagamento integralmente em janeiro, o Governo do Estado oferece um desconto de 3%. O prazo para pagamento começa em 09 de janeiro, próxima terça-feira, conforme o final da placa do veículo, e termina em 22 de março. Também é possível quitar o imposto em fevereiro, sem desconto.

Para efetuar o pagamento do IPVA 2018, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento do IPVA 2018 por final de placa. Confira na tabela abaixo:

Tabela válida para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus e motocicletas. (Foto divulgação: Secretaria da Fazenda do Estado de SP)

Saibam que a frota registrada no Estado de São Paulo é de cerca de 24 milhões de veículos. Desses, 17,5 milhões pagam IPVA. Para os pagantes temos uma notícia boa: o imposto ficou mais barato em 2018. Mas também temos uma notícia ruim: devido a queda de valor de venda de veículos usados, a alíquota não mudou. Portanto, para carros a gasolina e flexíveis e picapes registrados na capital paulista pagam 4%. Modelos movidos a etanol, elétricos e a gás recolhem 3%, enquanto ônibus, motos e quadriciclos recolhem 2%.

O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com a cota única. E juntamente com a primeira parcela ou cota única do IPVA é possível também adiantar o licenciamento de 2018. O pagamento também é feito nas agências dos bancos conveniados com o Detran-SP e o documento chega em até 20 dias quando o envio é solicitado pelo Correio. Lembre-se que adiantar o licenciamento é opcional! O calendário regular de pagamento desse imposto vai de abril a dezembro, ok!

Atrasar o pagamento do IPVA gera multa de 0,33% ao dia. Após 60 dias, o acréscimo é de 20% do valor devido. Além disso, a inadimplência impede o licenciamento do veículo e o proprietário do veículo está cometendo infração gravíssima. Se for flagrado em uma blitz, fica sujeito a sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

O valor arrecadado com o IPVA, após dedução da parcela do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é repartido 50% para o Estado e 50% para o município de domicílio ou residência do proprietário.

Combinado caros motoristas?!  Fiquem atentos aos vencimentos para não gerar gastos extras desagradáveis aos bolsos. 😝

 

#AutoPeçasMolina é informação! 😉