Dicas, Geral, Mercado automotivo

Indústria automotiva: Ford comemora centenário

Ford T

Linha de montagem em série do Ford T completa 100 anos

O Ford Modelo T
O Ford Modelo T

Um marco revolucionário para a indústria automotiva em comemoração ao centenário da primeira linha de montagem em série do Ford T.

Em 07 de outubro de 2013 a Ford completou 100 anos da linha de montagem. Se em 1917, eram necessárias 12 horas para a montagem de um Ford T, com este modelo de manufatura, o tempo caiu para 90 minutos, derrubando também o preço do veículo, então US$ 850 para US$ 300.

O primeiro Modelo T produzido para venda saiu da fábrica no dia 1º de outubro de 1908. Foi o primeiro automóvel de baixo preço e produção em massa com peças padronizadas e disponibilidade de reposição. Era equipado com motor de quatro cilindros, de 20 hp, pesava cerca de 540 kg e atingia a velocidade máxima de 72 km/h, com consumo de 5,5 a 9 quilômetros por litro de gasolina.

A linha de montagem do Modelo T revolucionou a manufatura em 1913. Ele vendeu mais de 15 milhões de unidades até 26 de maio de 1927, quando uma cerimônia marcou oficialmente o fim da sua produção. Henry Ford o chamava de “carro universal”, um veículo confiável e de baixo custo que podia ser mantido facilmente e rodava com sucesso pelas estradas precárias da época.

Em 18 de dezembro de 1999, o Ford Modelo T foi nomeado o “Carro do Século” por um júri de 133 jornalistas automotivos e especialistas que partiram de uma lista de 700 candidatos em 1996 e, durante três anos, selecionaram progressivamente os concorrentes em sete rodadas de votações.

Em continuação à comemoração, a Ford anunciou alguns planos de expansão. Entre os projetos está a inauguração de quatorze fábricas até o ano de 2015, na China, Rússia, Índia, Tailândia, Romênia e também a Fábrica de Motores de Camaçari, na Bahia, em 2014. Inovações robóticas e investimento em impressões 3D para produzir componentes de protótipos também fazem parte do planejamento.

“O Ford Modelo T é devidamente reconhecido por ter colocado o mundo sobre rodas e sua influência pode ser sentida ainda hoje”, palavras de Jim Vella, presidente da Fundação Ford Motor Company.