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INDÚSTRIA AUTOMOTIVA ESPERA MENOR QUEDA EM 2015

MESMO APOSTANDO EM LANÇAMENTOS, MONTADORAS NÃO PREVÊEM RECUPERAÇÃO

IND AUTO002O ano de 2014 pode ser intitulado “o ano da estagnação econômica brasileira” em diversos setores e para o mercado de carros 0 KM não foi diferente. A queda nas vendas de veículos e comerciais leves foi de 6,9% em relação a 2013, segundo levantamento divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) que informou ainda que, no contexto geral, incluindo ônibus e caminhões, o declínio foi de 7,15%; um percentual assustador.

Apesar de depositarem grande confiança em uma retomada nas vendas com os lançamentos para 2015, os fabricantes de automóveis ainda esperam redução de 0,5% para este ano. No mercado de ônibus e caminhões a esperança é ainda menor pois é aguardada queda de 1,1%. Os motivos que impedem otimismo por parte da indústria estão ligados ao baixo crescimento do país, cujo PIB estimado é de 0,5%, e o retorno das antigas taxas de IPI que podem resultar em acréscimos entre 3,5 e 4,5% nos preços dos veículos já a partir do próximo mês com o fim dos estoques, nas concessionárias, de carros comprados até dezembro passado com IPI reduzido.

Não bastasse a já aguardada desaceleração da economia para 2014 logo em seu primeiroIND AUTO trimestre, ainda houve campanhas nas redes sociais na tentativa de boicote à compra de carros 0 KM. Para justificar o intento, as páginas apontaram a prática abusiva de margens de lucros definidas pelas montadoras, no mercado brasileiro, e a pesada carga de tributos que elevam, consideravelmente, os preços dos automóveis no país. Também apresentaram comparativos de custos de determinados veículos vendidos no Brasil e nos EUA, revelando o abismo econômico que há entre as duas nações. Mas, embora a queda nas vendas em 2014 tenha sido forte, ela nada tem a ver com estas campanhas que não atingiram seu objetivo de boicote às montadoras.

LANÇAMENTOS: LUZ NO FIM DO TÚNEL

Os fabricantes de veículos pretendem reverter ou, pelo menos, diminuir as expectativas negativas para 2015 com seus lançamentos no ano, e não serão poucos. Entre os meses de março e abril, a indústria apresentará ao mercado novos modelos e versões renovadas para os já existentes, o que deve representar um “up” nas vendas.

IND Auto Honda crossover HR-VOs utilitários compactos de apelo urbano serão a “carta na manga” das montadoras e a Honda chegará primeiro neste nicho de mercado com o já desenvolvido crossover HR-V. Os consumidores desta linha também terão à sua disposição o modelo Renegade, da Jeep, nas versões flex ou a diesel. Também está previsto o lançamento do Peugeot 2008, SUV que a marca francesa pretende vender a partir de junho e o modelo Duster, da Renault, virá renovado este ano com novos equipamentos como controlador de velocidade de cruzeiro e nova central multimídia.

O Ford EcoSport também deverá trazer novidades em 2015 mas o mais aguardado da marca norte-americana é o lançamento do novo Focus nas versões sedã e hatch, que deverá acontecer no Salão do Automóvel de Buenos Aires, Argentina, em junho. Sabe-se que as principais mudanças no modelo estão em seu interior com novo painel e sistema de entretenimento em telas touch, sensíveis ao toque, e que seu design vai se alinhar a Fusion e New Fiesta.

IND Auto VW JetaA Volkswagen também vai mudar seu Jetta e mantém sob segredo absoluto as novidades da próxima geração do Gol. A Fiat também não adianta a reestilização do Palio e nem a Renault dá pistas de como será a versão esportiva, com motor 2.0 flex, do Sandero.

Com estas novidades em todas as faixas de preços, a indústria automobilística pretende diminuir a queda nas vendas em 2015 e, ainda que feche o ano com resultado negativo, quer ficar bem longe do péssimo desempenho de 2014.

Auto Peças Molina; boa informação, bom atendimento, preço baixo, grande estoque e preocupação com nossos clientes não são nossas virtudes, são nossas obrigações!