Vamos conhecer quem controla quem na indústria automotiva
A indústria automotiva é ao mesmo tempo diversificada e concentrada. Entre os grandes desafios da indústria automobilística mundial está a tendência de consolidação. Ou seja, existem grandes conglomerados automotivos e algumas poucas (e grandes) empresas são donas de várias outras marcas e fabricantes. Como diz a lei do mercado, em outras palavras, as fusões, as aquisições, as alianças e os acordos entre empresas tornam o negócio sustentável e lucrativo em longo prazo.
Diante disso, todas as grandes marcas do planeta estão sob o controle de apenas alguns fabricantes de automóveis. São alguns grupos automotivos que controlam mais de 50 marcas de carros! 😱
Por exemplo: você sabia que a Volkswagen é dona da Porsche, Audi, Lamborghini e Bugatti, entre outras? E que a Tata Motors comanda as inglesas Jaguar e Land Rover? 😨 Toma nota de mais um aí: os carros da Volvo são parte do grupo chinês Geely!?! Sim, meus caros. Impressionante! Então, partiu conhecer a indústria automotiva mundial?! 👍
Abaixo, através do infográfico da consultoria Business Insider (BI), o artigo de hoje se resume a esta imagem. E de forma simples, porém pra lá de interessante, iremos conhecer como se organizam os principais grupos automotivos atualmente. O objetivo deste material é destrinchar a maioria das fabricantes para que você saiba quem é dono de quem e como a indústria automotiva está estabelecida hoje em dia. Um verdadeiro quadro de gigantes! Apostamos que tem muita coisa que você não sabia que era assim… Então, confira!
– VOLKSWAGEN: O Grupo Volkswagen controla as marcas VW, Porsche, Lamborghini, Seat, Skoda, Audi, Bugatti e Bentley.
– FIAT (FCA): A Fiat adquiriu o grupo Chrysler e deu origem à FCA (Fiat Chrysler Automobiles), que controla não apenas as duas marcas mas também a Jeep, Dodge, RAM, Alfa Romeo, Lancia e Maserati. Controlava também a Ferrari, mas atualmente as ações da empresa estão distribuídas entre acionistas da FCA (80%) e Piero Ferrari, filho de Enzo (10%). Os restantes 10% foram negociadas na bolsa.
– PSA Peugeot Citroën: A PSA controlava as marcas francesas Peugeot, Citroën e DS. Agora também comanda a alemã Opel e a inglesa Vauxhall, empresas que pertenciam à General Motors.
– DAIMLER: Famosa montadora alemã é dona da AMG, Mercedes-Benz e Smart.
– FORD: A Ford controla a Lincoln e a Troller.
– GENERAL MOTORS: A americana General Motors, que já foi a maior montadora do mundo, é a controladora da Chevrolet, GMC (divisão de caminhões), Holden (divisão da Austrália), Cadillac, Buick e Wuling Motors (China).
– BMW: O grupo alemão BMW comanda as inglesas Mini e Rolls-Royce.
– TOYOTA: A gigante japonesa Toyota controla a divisão de luxo Lexus (sua versão de luxo), a Daihatsu e Toyota.
– RENAULT: A francesa Renault mantém uma aliança com a japonesa Nissan. Além disso, controla a romena Dacia e a divisão automotiva da sul-coreana Samsung.
– NISSAN: Além da parceria com a Renault, a Nissan comanda a divisão de luxo Infiniti, a submarca Datsun e recentemente adquiriu o controle da Mitsubishi.
– TATA MOTORS: A montadora indiana Tata, comprou da Ford duas das mais caras e tradicionais marcas, que são a Jaguar e Land Rover.
– GEELY: Talvez desconhecida por esse nome, a chinesa Geely é dona da sueca Volvo, da novata Lynk & Co (por meio da qual pretende entrar em mercados como Europa e EUA) e também controla a empresa que produz os táxis londrinos.
– HYUNDAI: A sul-coreana Hyundai Motor controla a Kia e, desde o final de 2015, sua nova marca de luxo, Genesis.
– HONDA: A japonesa Honda, talvez a que detém menos marcas sob seu controle, possui as marcas Honda e a marca de luxo Acura.
– SUZUKI: Outra japonesa, a Suzuki, é uma das poucas fabricantes de automóveis que ainda se mantêm independentes.
– FERRARI: No final de 2015, a Ferrari deixou de ser controlada pela FCA. As ações da empresa estão distribuídas entre os acionistas do grupo FCA (80%) e o filho de Enzo, Piero Ferrari (10%). Os restantes 10% foram negociados na bolsa.
– SUBARU: A Subaru é outra empresa que ainda se mantém independente.
– MAZDA: Embora a Ford ainda tenha uma pequena participação acionária na japonesa Mazda, atualmente a empresa é considerada independente.
– ASTON MARTIN: A inglesa Aston Martin já pertenceu à Ford, mas agora tem vida própria.
Incrível, não? Que fiquemos bem “vivinhos da Silva” pra ver, conhecer e nos impressionar mais ainda com a indústria automobilística, pois com certeza virão muitas outras fusões, aquisições, acordos e etc.! 😜
#AutoPeçasMolina é informação! 😉