Auto Peças Molina, Geral, Honda, Indústria Automobilística, Lançamentos, Mercado automotivo, Tecnologia

Honda Civic: sedã médio pode deixar de ser produzido no Brasil

O Honda Civic poderá deixar o Brasil. O sedã médio pode ter o mesmo destino que no Reino Unido e encerrar produção e comercialização.

O Honda Civic é o carro mais icônico produzido pela marca japonesa e poderá encerrar sua carreira em solo nacional. A Honda estaria considerando encerrar a produção do Civic no Brasil em 2022. Isso marcaria o fim da produção da atual geração no país exatamente no momento em que a nova “vida” do sedã chega à Europa no ano que vem.

Produzido no Brasil há mais de 20 anos, o Honda Civic é uma referência dentro do portfólio da montadora e conquistou uma notável reputação em nosso mercado. Ao lado do Toyota Corolla, o sedã médio da Honda figura como uma das escolhas preferidas do público nacional dentro da categoria.

Contudo, a Honda pode promover uma mudança estratégica significativa no Brasil. A razão seria a queda na demanda do segmento, com cada vez mais clientes procurando modelos compactos ou SUVs. O desenvolvimento do Civic teria foco apenas em países onde ele é bem mais importante, como nos Estados Unidos. A informação foi revelada com exclusividade pelo site Autoo. Segundo a apuração da mídia, a nova geração do City será o responsável por atuar como o sedã de volume da marca no país.

O site Autoo procurou a Honda para falar a respeito dessa informação, mas a empresa japonesa se limitou a dizer que não comenta esse tipo de especulação. E essa situação não seria inédita no mundo. O Civic será descontinuado na Turquia no próximo ano, sendo que o modelo era feito por lá desde 1997. A mesma medida foi adaptada no Reino Unido. E no Japão, o sedã terá sua produção encerrada em agosto, pois o Civic Hatch e a versão esportiva Type R continuarão à venda normalmente.

Honda terá o City como sedã principal

Ao que tudo indica, aqui no Brasil a Honda pode conferir um destaque cada vez maior para a gama City, inclusive oferecendo de forma inédita o City hatch no país. Caberá à nova geração do City atuar como o três volumes da marca no país, inclusive por conta do modelo mais acessível demandar processos produtivos menos complexos em relação ao atual sedã médio. É possível que a Honda preencha sua gama da seguinte maneira: City hatch, WR-V, novo City, novo Fit, novo HR-V e Accord.

11ª geração do Honda Civic

A chegada dos carros japoneses ao Brasil aconteceu décadas depois da vinda dos primeiros imigrantes nipônicos. As montadoras orientais se consolidaram no início dos anos 1990 já com a imagem de veículos com qualidade de construção e tecnologia.

Uma das primeiras a se destacar foi a Honda. E um dos carros que logo se tornou referência dentro da linha da fabricante no país foi o Civic. O atual segundo sedã médio mais vendido do país começou importado e, de cara, chamou a atenção pelo nível de conforto e de confiança mecânica.

O sucesso foi rápido e o Civic ganhou cidadania brasileira rapidamente. Começou a ser fabricado em Sumaré (SP), em 1997, e mudou algumas vezes de geração desde então. No Brasil, trava uma briga particular com o arquirrival Toyota Corolla pela liderança do segmento.

Mesmo tendo essa triste informação nas mídias, isto não significa que o Civic desaparecerá de todos os mercados. Visto que, o novo Civic já apareceu em fase de testes. As primeiras imagens da nova geração do Civic já surgiram! O modelo apareceu em patentes da 11ª geração registradas na Austrália.

Ainda que na variante hatchback, tudo indica que a próxima geração vem sido desenvolvida e é esperada para o final de 2021 nos Estados Unidos, começando a ser vendido em 2022. O mesmo deve acontecer no Brasil, já que ele ainda é um dos modelos mais bem sucedidos da empresa em nosso mercado.

A nova geração virá com um visual mais conservador que o atual. Uma aposta com jeito de “mini-Accord”, que é o sedã grande da marca japonesa. A mudança mais radical está na traseira. O Civic abandonará o estilo arrojado da geração atual, com as enormes lanternas ‘bumerangue’. O conjunto ótico será bem tradicional e começam pronunciadas nas laterais e avançam pela tampa do porta-malas.

Estaremos seguindo de perto os próximos passos da marca japonesa. Acompanhe conosco!

Leia mais:
Radar: Contran proíbe radares escondidos, fixos ou móveis
Dicas de mecânica para as mulheres
Bafômetro: projeto de lei prevê equipamento obrigatório em veículos
Precisando de peças automotivas? Acesse nossa loja virtual.