Dicas, Geral

Hipnose na estrada: abra os olhos e saiba como combater

Longas estradas Inspeção veicular sem data para retornar.

É um fator físico que afeta a habilidade do motorista e pode provocar acidentes. Confira!

 

A sonolência e fadiga ao volante podem ser tão perigosas quanto o álcool
A sonolência e fadiga ao volante podem ser tão perigosas quanto o álcool

Muitos motoristas já devem ter sentido esse efeito fisiológico. São situações perigosas, mas você não é o único a passar por isso. Quantas vezes você chegou em casa ou no seu trabalho, dependendo do longo percurso, e não se lembrava de ter dirigido até lá? Em outro momento, ter ficado um tempão atrás do volante do seu carro e não se recordar dos últimos quilômetros percorridos? O que você teve se chama hipnose de estrada.

Hipnose na estrada é definido como um evento onde um motorista entra em um estado de transe de olhar para os padrões de estradas monótonas. Esse efeito fisiológico é observado na maioria dos motoristas que dirigem em trajetos longos, geralmente em uma autoestrada de pouco tráfego. O condutor tem sua consciência alterada para um estado intermediário entre o sono e a vigília, e pode relatar dissociação, ou seja, sentir que não é quem dirige, está “no automático”. Em determinadas condições pode gerar um estado de distração e até sonolência. Nas estradas ou no trânsito podemos “viajar” e nos perder em devaneios, e até “sonhar acordados”.

Em 1921, quando um documento sobre hipnose na estrada foi publicado, psicólogos perceberam que as pessoas, quando viajavam por estradas que apontavam para um ponto distante no horizonte tendiam a entrar em um estado parecido com um transe, ou seja, dormindo com os olhos abertos. Conforme o artigo publicado naquela época, mostrava que dos muitos acidentes inexplicáveis envolvendo veículos motorizados poderiam ter sido causados por este misterioso transe. A hipnose da estrada, também conhecida como hipnose auto induzida, geralmente pode ser observada quando o sono e o cansaço conduzem a um estado mental de dormir com os olhos abertos, o que faz adormecer os sentidos.

Psicólogos apontam que as causas deste fenômeno são devido à monotonia da tarefa, a fadiga e o tédio do motorista. O cansaço é um fator importante, é por isso que todos os dias somos instruídos a não dirigir se estivermos cansados. Uma teoria bastante aceita, no entanto, coloca a culpa na paisagem que costumamos ver quando dirigimos por longas distâncias. Uma viagem longa com um cenário que não mude drasticamente pode colocar alguém aos poucos neste estado.

Mas existem maneiras de treinar o cérebro contra a hipnose de estrada, e a primeira coisa que você deve fazer ao se sentir assim, é abrir a janela do carro, deixando o vento entrar livremente. É obter o máximo de ventilação no carro, se tiver ar condicionado em seu veículo, ligue-o e deixe o carro a uma temperatura agradável.

Outra dica é sempre olhar ao redor durante a condução. Na estrada, mesmo observando somente árvores e terra plana, olhe em volta de qualquer maneira, verificando constantemente seu espelho retrovisor e evite olhar por longos períodos à frente, a um ponto fixo.

Por muitas vezes, dirigir é monótono. Pistas unidirecionais e o conforto do carro ajudam a embalar o motorista. A falta de sono é cumulativa. Toda vez que o sono é inibido, ao lavar o rosto ou tomar um café, ele volta. Portanto, se o sono ou o cansaço persistir, a única solução é parar de dirigir.

Outra dica interessante é beber energéticos, salvo se o seu coração e sua saúde permitirem.

É importante lembrarmos dos efeitos fisiológicos e que nosso corpo precisa ser ouvido sobre suas necessidades. Um bom descanso é essencial para ter atenção e a disposição ao volante. A melhor forma para não sentir sono ao volante é dormir de forma habitual!

#FicaaDica