Auto Peças Molina, Dicas, Geral

Higienização: seu carro seguro na pandemia

Descubra como deixar seu carro higienizado da forma mais eficiente possível, principalmente em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Estamos vivendo tempos críticos por conta do novo coronavírus. Felizmente, muitas cidades brasileiras já iniciaram o processo de reabertura gradual das atividades econômicas. Isso significa mais gente na rua, no transporte público e em diversos ambientes. Para reduzir o risco de aglomeração, quem tem um veículo próprio passa a utilizá-lo mais vezes, para justamente evitar o transporte público.

Partindo do princípio do nosso “novo normal”, uma prática de higienização que também merece total atenção é a higienização do carro, sobretudo quando este é de uso coletivo e diário, pois ele pode ser um foco de contágio da doença e por isso é importante ficar atento a sua limpeza. Saiba como realizar a higienização de maneira eficiente e prática no seu carro durante a pandemia.

Por que fazer a higienização de carros em época de coronavírus?

O carro é, atualmente, um dos principais meios de transporte no mundo e é impossível negar o quanto ele facilita nossa vida nos mais diferentes aspectos. Assim como é importante se proteger nessa época, fazer a higienização do carro é uma forma de minimizar a disseminação do novo vírus. Se você ainda não tem esse hábito, saiba que ele possui grande eficiência no combate à doença. A higienização do carro é um processo simples, e faz toda diferença!

A maioria dos carros é composta, em boa parte, por materiais plásticos. E, nesse tipo de superfície, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), o coronavírus é capaz de sobreviver por algumas horas ou, até mesmo dias, caso não haja higienização.

Higienização do carro

É essencial destacar que a higienização do carro não é apenas uma questão estética, mas de saúde e bem-estar, sobretudo no atual momento, pandemia. Quem precisa sair de casa todos os dias, está incluso no grupo de risco e trabalha diretamente com o automóvel (motoristas de aplicativo, por exemplo) não devem descuidar da higienização automotiva em nenhum momento, pois qualquer tipo de contato com o vírus é decisivo para o desenvolvimento da doença.

Cuidados individuais necessários antes de entrar no carro

Assim como todo o processo de higienização que você faz quando chega em casa, no caso do veículo, há o processo “antes, durante e depois” de dirigir. Muitos desses hábitos são cruciais para manter nossa segurança e por isso você deve se atentar a algumas dessas dicas, que te auxiliarão nesses procedimentos:

  • Passar álcool em gel nas mãos e aguardar a secagem antes de entrar no carro;
  • Passar álcool em gel antes de tocar no volante;
  • Evitar caronas nesse período;
  • Evitar deixar os vidros abertos, quando somente uma pessoa no veículo;
  • Evitar lavagens fora de casa, somente se essa for a única alternativa;
  • No caso de usar lenços ou algo do tipo no nariz, ter o cuidado de jogar em um saco fechado;
  • Compras somente no porta malas do carro.

O uso do álcool em gel é indispensável, sobretudo antes de abrir a porta do carro e tocar no volante. O cuidado também deve ser redobrado com as chaves e o local onde se guarda ela, nesse momento é preferível guardar em uma bolsa particular e evitar o uso de chaveiros (principalmente os de pelúcia), pois eles acumulam sujeiras e evita o desgaste diário de limpar todos esses adereços.

Utilize produtos certos para a higienização

É indiscutível o uso do álcool 70%, pois em relação às superfícies, o álcool nessa concentração é o mais recomendado pelos médicos. Contudo, o uso do álcool 70%  não é a opção mais indicada para realizar a higienização do seu carro. Ele pode manchar tecidos sintéticos e até mesmo o envelopamento em 100% couro.

Se você cuida da aparência do seu volante e deseja realizar a higienização correta em casa, o ideal é utilizar um pano com água e sabão neutro, no mínimo uma vez por semana. Já na higienização profissional, a limpeza é feita com um produto específico, que desinfeta o volante sem danificar o material.

Muita atenção: Em casa ou na oficina, deve-se tomar muito cuidado com a eletrônica embarcada com o volante. A entrada de água nessa área pode danificar o funcionamento dos componentes.

Existem outros produtos igualmente eficientes também, como: desinfetantes; soluções com água sanitária com moderação, para não prejudicar a saúde nem danificar as superfícies no longo prazo; álcool isopropílico, que tem menos água em sua composição e, por isso, é ideal para a limpeza de componentes eletrônicos, como a central multimídia e o som.

Dica importante: Não utilize álcool em gel para as mãos! Apesar de muito utilizado no combate ao coronavírus, é importante lembrar que o álcool em gel deve ser destinado apenas à higiene das mãos. Isso porque essa versão é mais pegajosa e deixa resíduos onde é aplicada, o que pode, até mesmo, acumular mais sujeira.

Limpe todos os cantos!

Algumas impurezas permanecem em locais escondidos ou de difícil acesso, e podem acumular-se nas costuras, dobras dos bancos ou em partes plásticas. Por isso, utilize um aspirador adequado para que tudo seja devidamente limpo. Esse trabalho pode ser feito em casa ou em auto centers especializadas.

Divida a higienização do carro em etapas

Apesar da correria do dia a dia, não ceda à pressa e faça a higienização de qualquer jeito, limpando tudo de uma vez, com o mesmo pano. Dividir esse processo em etapas é a maneira mais segura e eficiente de eliminar o coronavírus – e outros vírus, fungos e bactérias – de dentro do seu veículo.

Por isso, comece com uma limpeza geral das superfícies, para eliminar as sujeiras aparentes, o que pode ser feito com detergente neutro ou sabão. Em seguida, faça a etapa da desinfecção. Assim, a descontaminação vai ser mais eficaz.

Não esqueça das maçanetas!

As maçanetas e portas também seguem a mesma lógica das superfícies internas do carro: o coronavírus pode permanecer ali por tempo suficiente para contaminar outras pessoas. Então, tenha cuidado dobrado e bastante atenção, já que, geralmente, a nossa atenção é voltada para a parte interna do veículo, deixando a maçaneta contaminada.

Higienização do ar-condicionado

Na atual situação, com o coronavírus e com as mudanças climáticas, a opção de ligar o ar-condicionado automotivo pode agravar os riscos de contaminação, se este não estiver devidamente higienizado. Por isso, é imprescindível manter a higienização do ar-condicionado automotivo em dia.

Além de acabar com o mau cheiro e corrigir a dificuldade de ventilação do sistema, a higienização do ar-condicionado automotivo ajuda a evitar problemas respiratórios.

Bancos e carpetes higienizados

Desde antes da pandemia de coronavírus, a regra da higiene dentro do carro era não colocar nada que venha da rua diretamente nos bancos. Ou seja, o ideal é sempre utilizar o porta-malas. Isso porque diversas bactérias podem ser trazidas para o interior do veículo, que também são prejudiciais para a saúde.

Em tempos de Covid-19, esse cuidado deve ser reforçado! Como aprendemos, os tecidos podem abrigar o vírus por bastante tempo, ele vem nas nossas roupas e solas de calçados e ficam dentro do carro.

Reforce a higiene com os passageiros

Essa dica vai para todos os motoristas. Ao transportar pessoas, principalmente crianças e idosos, disponibilize álcool gel ou soluções de água e sabão neutro e lenços descartáveis de fácil acesso para a higienização das mãos. A medida preventiva reduz os riscos de contaminação da Covid-19, bem como outras bactérias responsáveis por infecções respiratórias, de garganta ou alergias.

Mantenha a sua própria higiene preventiva

Não há dúvidas que nós mesmos podemos ser responsáveis por levar o coronavírus, e outras bactérias, para o interior do veículo, capaz de contaminar outras pessoas que vão entrar no carro depois.

Por isso, é essencial cuidar também da sua higiene: limpe as mãos com o álcool em gel assim que se sentar e higienize objetos que vão ficar expostos, como celular, chaves e bolsa. Dessa forma, o vírus que poderia estar nessas superfícies será eliminado. Muito importante ter cuidado com as mãos e evitar tocar o rosto. Afinal, suas roupas, bolsa ou outras partes do corpo podem estar infectados pelo ambiente externo.

Por fim, saber como higienizar carro é importante por inúmeros fatores, como aumentar a vida útil dos bancos, tapetes, além de manter a boa aparência estética, a higienização de veículos se faz muito necessária em tempo da pandemia provocada pelo novo coronavírus. E você, o que está esperando para começar a higienização no seu carro de forma correta?

Leia mais:
Nova placa Mercosul: tire todas as suas dúvidas
Trânsito: Senado aprova mudanças no Código de Trânsito Brasileiro
Outubro Rosa: a conscientização que salva vidas!
Precisando de alguma peça automotiva? Acesse nossa loja virtual.