App, Dicas, Geral, Tecnologia

Google anuncia serviço de caronas para Waze

Serviço de caronas compartilhadas chegará em breve na maior cidade do Brasil em número de usuários do Waze.

 
A gigante Google, apresentou mais uma novidade de mobilidade e navegação, em evento realizado em São Paulo.

O Waze, aplicativo de GPS, vai ganhar o recurso “Waze Carpool”, um sistema que permite que os motoristas ofereçam caronas aos outros usuários do app. No exterior esta novidade já está em fases de testes desde o ano passado, contudo está pronta para chegar oficialmente ao Brasil, a começar pela cidade de São Paulo e, aos poucos, será adotado em outras cidades com grande fluxo de veículos.

A intenção do Google é poupar tempo e dinheiro, assim com menos carros nas ruas, possibilitando uma nova alternativa real para o transporte das grandes cidades. Com um “plus a mais”, o motorista e usuário não viajarão sozinhos, as corridas ficarão menos entediantes. 😉

Entendam que este tipo de serviço não competirá com aplicativos como Uber, tão menos um táxi. Serão caronas compartilhadas, ou seja, ao utilizar o app, o motorista vai traçar uma rota de onde está até o destino. Assim, outros usuários poderão ver onde o carro vai passar e solicitar uma carona. O Waze Carpool será apenas para caronas mesmo, que indica que o dinheiro recebido pelos usuários do Waze não vai ser o suficiente para servir como principal fonte de renda e sim apenas para compensar o preço da gasolina. O objetivo é ajudar pessoas que usam o Waze todo dia e vão para o mesmo lugar. Teremos disponível mais uma boa ideia de transporte, afinal, imaginem metade dos carros a menos nas ruas!!!

Para o correto entendimento do novo serviço, haverá algumas regras, como: o Waze Carpool limita os motoristas a darem duas caronas por dia. As viagens não poderão envolver várias paradas. E o ideia central é que motoristas e caronas deverão dividir o custo do combustível para a viagem. O pagamento é definido com antecedência e o dinheiro é transferido do carona para o motorista automaticamente. Porém, até o momento, o Google não especificou como será realizado o pagamento das caronas no Brasil. É provável que isso seja feito, ao menos inicialmente, com o uso de cartões de crédito cadastrados no aplicativo.

Vejam o vídeo abaixo: Waze Carpool, próxima parada, Brasil!

 
E aí, #partiu Waze Carpool?