Curiosidades, Dicas, Geral, Indústria Automobilística, Volkswagen

Fusca: o nascimento de um símbolo mundial

Mesmo fora de linha, o Fusca é o marco do mercado automobilístico, além de resistir como símbolo pop. Para alguns um projeto arcaico, para outros um projeto eterno, feito pra durar!

O artigo de hoje é especial. Faremos uma homenagem ao nascimento de um velho conhecido de todos nós, o Fusca.

Fusca, fusquinha, fuscão, fuscão fafá, fusca azul, Volks… A paixão por esse carro é tanta, que aqui no Brasil temos um dia só para ele, vocês sabiam? Comemoramos o dia do Fusca em 20 de janeiro. A data foi escolhida por ser a mesma em que saiu o primeiro carro com mais da metade das peças produzidas em território nacional. O primeiro Fusca produzido no Brasil saiu da Fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), no quilômetro 23,5 da rodovia. A fábrica foi a primeira da empresa inaugurada fora da Alemanha.

Porém, a paixão não é só brasileira. Foram mais de 24 milhões de carros desse modelo produzidos em todo o mundo. Ele está em quinto lugar entre os carros mais comercializados, atrás do Volkswagen Golf, das picapes série F da Ford e do Toyota Corolla.

E hoje, vamos celebrar e homenagear esse incrível carro. O quê? Ah, está tudo bem. Sabemos que hoje não é o Dia Nacional do Fusca, tão menos 20 de janeiro. Porém, como bons “fuscamaníacos” (afinal, gostar de carros é com a gente mesmo!), tentaremos relatar um pouco da história do Fusca através de imagens extraordinárias, com imagens marcantes do “nascimento” do carro mais popular do mundo. E embora não ter vivido essa brilhante época, com certeza foi uma época que fez do Fusca um candidato ao carro do século. Confira! 😉👇

Curiosidades

– Se Meu Fusca Falasse’: Dos carros que participaram do processo seletivo para interpretar Herbie, o Fusca foi escolhido por ter sido o único a receber afagos da equipe de produção.

– Em outros países, o Fusca recebe nomes bem diferentes do que estamos acostumados por aqui. Isso porque, uma vez internalizada, a produção renomeia o modelo de acordo com seus costumes. Na Inglaterra, por exemplo, é chamado de beetle ou bug. Na Alemanha, terra da Volkswagen, o nome dele é käfer. Em Portugal, é carocha; na Espanha, é escarabajo; na França, é coccinelle; na Itália, é maggiolino; e na Holanda, kever.

Leia mais:
Uber Comfort chega ao Brasil com carros mais espaçosos, climatizados e corridas sem conversas
Qual a importância de escolher uma auto peças de qualidade
Placa Mercosul: quarta versão mais simples e com novo prazo para adoção no país
Visite nossa loja virtual