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Fim da produção Ford: como fica o compromisso com seus clientes?

Apesar do fim da produção de veículos da Ford, marca vai continuar atuando no mercado brasileiro e comprometida com os clientes; entenda.

A Ford anunciou o fim da produção dos seus veículos no Brasil. O anúncio do fechamento de todas as fábricas no país, na última segunda-feira (11), foi um baque para o mercado nessa semana. Principalmente, diante da perda de cerca de 5 mil empregos diretos em plena crise econômica no Brasil. Como também, pela descontinuidade de todos os modelos que eram fabricados no país, como é o caso do KA, nas versões hatch e sedã, EcoSport e Troller.

Se você ficou perdido diante dessa situação (como quem vos escreve!) , e está com seu Ford na garagem, nada mais justo que ficar preocupado com a notícia de que a montadora está encerrando sua produção de veículos em território nacional, e fechando todas as fábricas do país!

Indústria automotiva no Brasil

Como sabemos, a indústria automotiva enfrenta uma série de transformações tecnológicas que tem obrigado as empresas tradicionais a reestruturarem os seus negócios.

O setor automotivo como um todo (automóveis, caminhões e ônibus) tem enfrentado sucessivas crises. A primeira delas ocorreu entre 2014 e 2016, quando o país enfrentou uma dura recessão. Naquele período, a produção do setor recuou para cerca de 2 milhões de veículos. O setor conseguiu melhorar a produção até 2019, mas a crise causada pela pandemia do novo coronavírus provocou mais uma queda.

E a Ford enxergou isso. Em carta aos concessionários, a empresa alegou que a “Ford América do Sul acumulou perdas significativas” nos últimos anos e que a matriz tem “auxiliado nossas necessidades de caixa, o que não é mais sustentável.”

A Ford culpou o aumento de custos industriais com a desvalorização das moedas da região e os impactos econômicos da pandemia do coronavírus. A montadora também diz que o “nosso negócio exige investimentos significativos em novas tecnologias para atender às demandas dos consumidores e itens regulatórios, que estão remodelando a indústria.”

Ford KA e EcoSport, são dois dos modelos que deixam de ser produzidos no país com encerramento da produção no Brasil. (Foto divulgação)

Fim da produção de veículos Ford, porém comprometida com seus clientes

Precisamos entender que, a marca vai passar a atuar no mercado brasileiro apenas como importadora, e não mais como montadora. O fato é que após anos de perda, a matriz resolveu secar a fonte.

Portanto, a Ford segue no Brasil como marca, e entre as operações mantidas no país, estão o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e a sede regional em São Paulo.

Mas, afinal, como fica o cliente que possui um carro Ford, principalmente os modelos que serão descontinuados? É o momento de se preocupar? É melhor de desfazer do veículo o quanto antes?

Com relação a essas perguntas e tantas outras questões que ficaram no ar, vamos esclarecer tudo o que a empresa informou aos proprietários de modelos da marca.

Assistência será mantida pela Ford

As preocupações geradas pelos clientes Ford, diz respeito com a questão de peças de reposição, manutenção, mão de obra especializada, e a revenda.

A Ford garante que “continuará fornecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul”. Os planos de garantia e manutenção continuam valendo normalmente mesmo para os carros fora de linha.

O mesmo vale para os carros novos, segundo a marca, que possuem o Ford Assistance, com assistência 24 horas, “que segue intacto, de acordo com o Manual do Proprietário. Todos os serviços e produtos de pós-venda da Ford, permanecem inalterados”. Que “neste momento, não há mudanças na Rede de Concessionários Ford. Ajustes futuros serão comunicados oportunamente aos consumidores, com total transparência”.

Já a desvalorização certamente será maior do que a de modelos que continuam no mercado, porém, não tão grande quanto seria se a Ford tivesse realmente deixado o Brasil. De acordo com especialistas, o recomendado é esperar este primeiro momento para ver como o mercado vai se comportar.

Apesar do fechamento das fábricas Ford no país, a empresa afirmou que permanece comercializando os seus veículos no Brasil, inclusive, mantendo o cronograma de lançamentos, como a chegada da linha Bronco, além da nova Ranger e o Mach E, um SUV elétrico que irá competir com modelos de outras marcas.

Em resumo, saem os mais populares e ficam os carros de maior valor agregado (leia-se os mais caros!). Agora a marca vai se posicionar na venda de veículos premium, com mais tecnologia embarcada.

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