Auto Peças Molina, Dicas, Geral, Mercado automotivo, Peças

Filtro de cabine: evite impurezas no seu carro e preserve a sua saúde

O filtro de cabine é um componente de alta relevância para conservar o bem-estar do motorista e passageiros dentro do automóvel. Tem que trocar!

A pandemia do novo coronavírus, trouxe de volta a preocupação com a qualidade do ar dentro do carro.

Você conhece o filtro de cabine? O filtro de cabine está ligado ao bem-estar de quem está dentro do automóvel. Infelizmente, o filtro de cabine, vive nas sombras de seus primos mais populares, que são o filtro de ar do motor e o filtro de óleo. Alguns motoristas nem sequer sabem que ele existe.

Atualmente, “o filtro de ar da cabine está para o carro assim como as máscaras estão para as pessoas”! Ou seja, funciona como uma eficiente barreira para evitar que os mais diversos tipos de impurezas cheguem à cabine e sejam inalados pelos ocupantes. Apesar da importância desse componente, é comum encontrar quem ignore seu uso e manutenção.

Quando se trata de manutenção geral do veículo, a partir de hoje, o filtro de cabine deve estar no topo da sua lista, combinado? Confira mais informações, a seguir.

O que é o filtro de cabine?

Localizado, na maior parte das vezes, atrás do porta-luvas ou dentro do painel, o filtro de cabine (popularmente conhecido como de ar-condicionado ou antipólen) faz parte do sistema de ar e é responsável por impedir a entrada de impurezas dentro do carro. Apesar de aparentemente ser um componente simples, ele é um aliado importantíssimo da saúde de quem anda frequentemente no veículo.

As impurezas que o filtro impede que entrem no carro são gases tóxicos, fuligem, sujeira, pólen, mofo e fezes de animais, entre outros resíduos que podem prejudicar a saúde das pessoas, especialmente na parte respiratória. Evitar que esses tipos de poluentes circulem dentro do carro diminui muito o risco de pegar bronquite, sinusite e rinite, por exemplo, ou de agravar doenças como essas em quem já possui alguma delas.

O filtro de cabine começou a ser utilizado nos veículos fabricados a partir dos anos 2000. Portanto, uma peça não tão conhecida. Automóveis mais antigos não contam com ele. Até mesmo alguns carros mais novos não possuem essa peça, o que não é recomendável.

A importância do filtro de cabine

Negligenciar a manutenção do filtro de cabine faz seu carro e principalmente você “respirar mal”. Quem tem ar-condicionado no carro precisa se preocupar, e muito, com o filtro de cabine.  Mas não são os únicos. Muitos carros que contam apenas com circulação de ar possuem esse filtro e ele precisa ser trocado de tempos em tempos.

Saibam que, tem carro que sai da fábrica equipado com ar-condicionado, mas sem o filtro. Isso mesmo! Sem o filtro de cabine! E é mega importante colocá-lo! Apesar de sua importância sanitária, esse filtro não figura entre os itens obrigatórios determinados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), na Resolução 14/1998. É com base nela que um número cada vez maior de fabricantes tem deixado o componente de lado nas linhas de montagem, passando a oferecê-lo como acessório.

Tipos de filtro

Há, basicamente, dois tipos de filtro de cabine que são instalados no sistema de ar dos veículos: o anti-pólen e o com carvão ativado.

O primeiro é mais simples e barato. Feito com uma mistura de fibras naturais e sintéticas, tem como principal função reter elementos particulados em suspensão na atmosfera, diminuindo a chance de desencadeamento de reações alérgicas ou doenças do trato respiratório. Em um único metro cúbico de ar o número de partículas pode variar de 10 bilhões a 80 bilhões.

O segundo tipo de filtro, mais caro, oferece a proteção extra do carvão ativado. Nesse caso, é capaz de neutralizar até odores e elementos químicos.

Quando trocar o filtro de cabine?

Como já dito, o filtro de cabine retém impurezas do ar que circulam pelo sistema de ar-condicionado. Contudo, ele se difere das demais peças por não ter prazo ou quilometragem pré-definida para troca. A vida útil desse filtro varia conforme as condições de uso do veículo.

Segundo os fabricantes, em ambientes urbanos os filtros de cabine deveriam ser trocados entre 6 meses a 1 ano de uso. Esse tempo pode variar, mas é uma boa prática ter esse prazo em mente para fazer uma averiguação periódica. Alguns indícios ajudam a saber se está na hora de trocar o filtro, como a redução do fluxo de ar, a presença de cheiros desagradáveis e a poeira visível nas saídas de ar condicionado. Esses são fortes sinais.

Por que trocar em vez de limpar e reutilizar?

Trocar esse item do carro com frequência pode parecer algo supérfluo, uma frescura… Mas não é! Saiba que, em grande centros urbanos, uma pessoa chega a ficar exposta ao ar-condicionado por 40 h em um mês. É tempo suficiente para gerar ou agravar problemas respiratórios. A qualidade de vida é afetada. Em época de coronavírus, então… !

Em consequência, na manutenção do filtro de cabine, a única possibilidade é a troca da peça, inclusive após a limpeza da estrutura. Ou seja, a higienização de todo o sistema do ar.

Isso acontece porque a peça não pode ser lavada ou simplesmente limpa para voltar a absorver partículas. Uma vez que atinja a capacidade, a troca é inevitável!

Vantagens da troca do filtro

O principal benefício de trocar o filtro de cabine na hora certa é a preservação da saúde de quem utiliza o veículo.

Outra vantagem que a substituição do filtro de cabine pode trazer é economia de combustível. Quando essa peça está muito suja, ela provoca a saturação dos difusores de ar no painel, o que faz com que o ar-condicionado seja muito mais exigido. Ou seja, provoca maior consumo de combustível e, consequentemente, mais gastos para o seu bolso.

Por fim, aprendemos o quanto é importante manter nosso carro limpo. Além de realizar a troca do filtro de cabine, é essencial cuidar da limpeza do ar-condicionado, realizar a higienização automotiva e também cuidar da parte externa do veículo. Adotar essas medidas faz com que a sua saúde e de seus acompanhantes seja preservada!

Leia mais:
Roda: startup israelense reinventa a roda para o mundo automotivo
Bateria automotiva: nova rotina, cuidados e vendas crescentes com a Covid-19
Rolamento: O que é, qual sua função e cuidados?
Precisando desta peça? Acesse nossa loja virtual.