Geral, Indústria Automobilística

Fiat concede férias coletivas pela segunda vez neste ano

Desde a úlfiat1tima segunda-feira (11), dois mil trabalhadores da fábrica da Fiat em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, estão em férias coletivas. Esta é a segunda vez que a montadora italiana concede um período de descanso de 20 dias a cerca de 10%  do seu quadro de trabalhadores. Em março, a empresa decidiu pela mesma medida com a justificativa de ajuste de produção à baixa demanda de mercado.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, João Alves de Almeida, afirma que a categoria está otimista com uma possível retomada da economia no segundo semestre, mas que a situação de férias seguidas promovidas por uma mesma montadora deixa os metalúrgicos apreensivos com a possibilidade de anúncio de cortes de vagas, ou seja, demissões.

João Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região.
João Alves de Almeida, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região.

Almeida também cobra alguma tomada de medida por parte do Governo Federal, alertando que o problema da montadora italiana em Minas Gerais não é apenas um fato pontual mas, sim, de uma situação que pode se tornar agravante no Estado de São Paulo e em todo o país.

A Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) divulgou, no dia 05 de maio, o balanço das vendas de automóveis em abril de 2015 e revelou queda de 25,19% em comparação com o mesmo mês no ano passado.

 

Abril de 2015 também foi um mês com menor venda se comparado ao mês anterior, março, com redução de 6,53% no número de emplacamentos.