Dicas, Geral

Férias! Meu carro está pronto para essa diversão?

Viaje com segurança!
Viaje com segurança!

Mês de férias, de diversão com os filhos, com a família… Usou seu carro o ano todo e vai viajar agora, entendemos… Bom, se você está se programando ou pensando em tudo isso, deve ter em conta que os carros devem realizar manutenções periódicas, ou seja, significa que deve estar pronto a ser utilizado nessa altura.

Por isso, para saber se o seu carro está pronto para a “diversão das férias”, a revisão antes de viagens deve ser realizada com todo o cuidado. Portanto, não se esqueça de ir a um mecânico!

Tenha em conta que, para ter o carro pronto para ir de férias, a consulta a um mecânico é imprescindível. Claro que há pontos que você mesmo pode se certificar, mas nada como receber dicas e orientações de um especialista, certo!

Separamos para você os itens que precisam ser revisados antes de pegar a estrada com seu carro:

 

– Líquido do sistema de arrefecimento: ficar atento ao nível de água do reservatório, se ele estiver com nível baixo precisa ser trocado e colocado aditivo;

– Freios: revisão dos freios é fundamental para a segurança na viajem, os itens para serem revisados são o estado das pastilhas de freios, lonas e fluído;

– Suspensão: verificar principalmente o funcionamento dos amortecedores, folga em seus componentes articulados e rolamentos de roda. Os amortecedores precisam estar com a pressão regulada para garantir estabilidade e controle em curvas e sobre buracos;

– Óleo: é muito importante verificar o nível de óleo do seu carro, realizar a trocar em uma mecânica especializa, e colocar um óleo de qualidade, e também trocar o filtro de óleo, pois sem a troca do filtro diminui a vida útil do óleo.

– Limpador de para-brisas: certifique-se sobre as lâminas e se as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Dica: lave a borracha das palhetas apenas com água.

– Sistema elétrico, faróis e lâmpadas: Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

Outro cuidado muito importante a se tomar é ter em mente a direção defensiva. Busque antecipar os movimentos dos outros carros para evitar acidentes. Utilize as setas na ultrapassagem, respeite a sinalização e limites de velocidade, mantenha distância dos veículos, etc.

E se beber, não dirija! Em nenhum momento misture álcool e direção. Lembre-se que mesmo tendo seguro, um acidente não será coberto caso o condutor esteja embriagado.

E outra dica interessante seria preparar um kit de emergência. Independente do automóvel estar o melhor preparado possível para as férias em família, os acidentes são imprevisíveis e podem acontecer. Dessa forma, deve preparar um kit de emergência para qualquer tipo de eventualidade. Nesse kit deve conter: um kit de primeiros socorros, cabos de bateria, um macaco, uma bomba de ar, cobertores, alimentos e bebidas suplementares. Afinal, é melhor se prevenir do que remediar!

E, boas férias! 😉