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Fabricante de velas de ignição estabelece meta ambiciosa

 

NGKApesar do desaquecimento do mercado, com o crescimento da frota nacional – quase 50 milhões de veículos em circulação – a indústria fabricante de velas de ignição NGK pretende produzir 100 milhões de peças por ano com a expansão e modernização de sua unidade em Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo.
Atualmente são produzidas 75 milhões de velas e desde a fundação da fábrica no país, inaugurada em 1960, a NGK já produziu 2 bilhões de unidades.
Hoje, grande parte do sucesso em vendas é devido ao mercado de autopeças e não às montadoras que, com os resultados ruins no mercado de veículos novos, deixou de participar com os 22% nas compras do componente. Assim, o varejo de reposição ganhou destaque.Como velas estão entre os itens mais consumidos em manutenções de rotina, a contração das compras diretas das montadoras é plenamente compensada pela reposição. A conta é simples: de 2008 a 2013 as vendas de carros novos no país cresceram em média 6% a 7% ao ano, injetando mais de 3 milhões de unidades/ano na frota. Como um carro precisa trocar as velas de três a quatro anos de uso, significa que desde 2011 ou 2012 há potencial de mercado para vender velas a cerca de 3 milhões de veículos a mais por ano.

A NGK detém cerca de 80% do fornecimento de velas de ignição às montadoras no Brasil, domina perto de 70% do mercado nacional de reposição e 40% no restante da América do Sul, onde a fábrica brasileira é responsável por abastecer a região. Portanto, contando as exportações, o potencial de aumento nas vendas pode chegar a 4 milhões de veículos por ano.

vela1Em oposição ao aftermarket (reposição/pós venda), as vendas diretas às fábricas de veículos recuam mês a mês. Além de velas, a NGK também fornece às linhas de montagem cabos de ignição, todos fabricados no Brasil, e sensores de oxigênio 100% importados e fornecidos apenas aos fabricantes de veículos.

Este ano a empresa acrescentou ao seu portfólio bobinas e velas com aquecimento para motores diesel, ambos importados de outras unidades no mundo, principalmente do Japão, e aqui destinados somente ao mercado nacional de reposição.